Filho dependente químico: 10 conselhos para pais
CRP 11 - 07100
Pode ser muito difícil ter um filho dependente químico. Muitas vezes não sabemos o que fazer, como agir, como conversar e cada vez mais nos afastamos e perdemos a briga para as drogas. Para te ajudar, hoje vamos dar 10 conselhos para pais que têm filho dependente químico.
1-Admita que há um problema
Antes de tudo, é importante admitir que algo não está certo, pois só assim você passa a pensar mais racionalmente no problema.
Enquanto está negando, não pensa muito sobre ele e não busca forma de solucioná-lo, o que muda quando você reconhece que o problema existe.
2- Converse com as pessoas próximas a ele
Muitas vezes pais de filhos dependentes não conhecem bem as companhias do filho, pois muitos deles realmente escondem isso na adolescência. Isso acontece, principalmente, se esses amigos tiverem as características ou serem amigos de pessoas que os pais costumam falar mal a respeito.
Apesar de não ser fácil falar com os amigos do filho, pode ser que amigos mais antigos, como os de infância, saibam mais da situação. Eles podem ajudar você nesse momento.
3- Não se sinta culpado
É muito comum que pais de dependentes químicos se sintam culpados pela situação em que o filho se encontra. No entanto, é importante que entenda que se sentindo culpado não vai resolver nada, apenas vai trazer problemas psicológicos para você também.
4- Lembre-se: deve criticar o comportamento e não a pessoa do seu filho
Em momentos de discussão ou decepção os pais podem acabar jogando coisas na cara do filho, ou criticando ele de forma geral. Mas lembre-se: seu filho não precisa ser isso, mas pode deixar de fazer isso.
Mesmo nas situações mais extremas pense nisso, pois quanto mais você o coloca para baixo, mais ele fica cheio de emoções e a autoestima baixa fazê-lo buscar acalento nas drogas.
5- O diálogo deve ser honesto e saudável
É preciso criar um relacionamento de sinceridade com o filho, quanto mais franco você for, melhor será a relação, sempre exigindo a honestidade dele também.
É importante saber que tudo não vai se resolver da noite para o dia, por isso, dê um voto de confiança e mantenha franqueza na comunicação.
Saiba que atitudes de fiscalizar o filho, como cheirar roupas, olhar mensagens de celular, segui-lo e escutar conversas pode diminuir a relação de confiança e o ainda afastar mais ainda.
6- Nunca ignore ou exclua seu filho
Mesmo que pareça difícil de pensar nisso, muitos pais acabam excluindo ou ignorando filhos com problemas com droga, normalmente, desistem de ajudar porque já tentou muito. Fazer isso não ajuda em nada, e ainda é uma das principais causas de recaída.
7- Não compare o filho com outras pessoas
Ser comparado com outras pessoas, independentemente de qual seja a comparação, pode gerar uma enorme pressão para a pessoa, além de irritá-la.
Essas comparações podem acontecer de forma inconsciente, numa conversa com o filho você pode dizer coisas como “você deveria estudar mais como seu irmão” “seu primo passou na federal e eu não vejo você estudar”, dizer isso apenas faz com que ele queira fazer tudo diferente e se rebelar.
8- Os pais precisam ser coerentes
Os pais precisam manter a coerência na atitude e em palavras, passando a mesma mensagem e não divergindo na comunicação com o filho.
Para que isso aconteça, é importante que pai e mãe se comuniquem entre si, mantendo a mesma conduta. É importante salientar isso, pois a mãe, como tem o sentimento de proteção mais forte, pode acabar acobertando ações do filho.
Uma vez que os pais tomem decisões, os dois devem ter a mesma opinião para o filho, para que a imagem de nenhum dos dois seja enfraquecida.
8- Não critique de forma destrutiva e severa
Críticas podem fazer bem, desde que sejam construtivas. Apenas jogar as falhas e defeitos de uma pessoa e suas ações gritando ou humilhando não faz bem.
Você pode criticar, afinal não deve ser superprotetor e reforçar as atitudes dele, principalmente se tem medo de que ele haja mal, mas deve fazer isso com muita maturidade e respeito.
9- Não minimize o problema
É fácil encontrar pais que acabam minimizando o problema. Principalmente se o filho começa a usar drogas que muitos consideram menos fortes, como a maconha, por exemplo. Então os pais podem acabar permitindo que o filho use em casa, fingir que não é nada de mais ou apenas uma fase.
Não faça isso, não minimize, pois, assim tem tudo para se tornar um problema maior depois.
10- A melhor coisa é buscar ajuda profissional
A dependência química é uma doença complexa, que pode ter sido causada por diversas causas diferentes e que depende muito de conhecimento. Por isso, a melhor coisa a fazer é buscar ajuda profissional.
Aqui na Casa Despertar, tratamos todos os graus da dependência química em homens e mulheres, com equipes de profissionais capacitados e humanizados para tratar das pessoas da melhor forma possível.
Você sofre com um filho dependente químico? Fale com a gente.
tenho um filho que usa droga há mais de 12 anos ele para um bom tempo depois ele volta o que fazer pois a cada recaída fica pior
Força, Maurina. Não desista dele e busque ajuda especializada.
Estou perdido, sem chão meu filho tá usando droga
Olá, Paulo! Com certeza nenhum pai fica bem ao saber disso. No entanto, a melhor coisa a fazer é tentar estreitar os laços com seu filho, conversar sobre o assunto e oferecer ajuda. A luta é grande, mas pode haver uma saída. Nós desejamos muita sorte. Busque ajuda especializada para ele e para a família também, pois pode afetar a todos.
Tenho um irmão que é dependente, ja ficou varias vezes em clínicas e nada resolve. Cada dia que passa ele ta pior, passo na rua e vejo ele fico morrendo de dó, não sei mas o que posso fazer
Oi, Bianca! É um processo muito difícil. Além disso, é muito comum passar várias vezes por clínicas e ter recaídas no processo. O importante é não desistir. Torcemos por ele e por vocês!
A cada recaída meu filho fica pior, internações de 3, de 6 meses, volta, passa um tempo e vem a recaída. O ruim de tudo q as clínicas são caras, tornando difícil para custear e mante-lo por mais tempo. Muito triste!
Oi, Margarete. Nós sabemos o quanto pode ser complicado e difícil, mas não perca a esperança. Aqui na Despertar já vimos acontecer, as recaídas são muito comuns, por isso, talvez seja interessante se manter em grupos de apoio e a paciência da família são essenciais quando acaba o tratamento.
BOM DIA!
EU MORO EM VILHENA RONDÔNIA.
EU TENHO 3 FILHOS QUE SÃO USUÁRIOS DE DROGAS.
DOIS DELES É MAIS CONTROLADO,TEM FAMÍLIA TEM EMPREGO.
E O CAÇULA ESTAVA EM TRATAMENTO, E AGORA RECAIU ESTÁ FORA DA MINHA CIDADE ELE NÃO TEM PARENTE POR PERTO, ESTOU PREOCUPADA COM ELE NÃO CONSIGO IMAGINAR O QUE PODE ACONTECER COM ELE.
ESTOU PRECISANDO FAZER UMA VISITA, SÓ QUE AGORA NÃO TENHO CONDIÇÕES PRA IR ONDE ELE ESTÁ.
EU PRECISO SALVAR ESSE MENINO ELE É UMA BOA PESSOA, TEM O CORAÇÃO BOM,É TRABALHADOR.
Sinto muito, Lindamir! As recaídas fazem parte do processo, mas estar longe do seu filho nessa situação deve ser muito assustador. Espero que o encontre e quando encontrá-lo, pense no tratamento, pois é uma boa opção quando as drogas já afetam a vida.
Meu filho faz uso de cocaína hj chorei falei pra ele tem dois caminho pra seguir o meu ou o do mundo.sabe tive que fala pq não aguento mas só deus sabe o que estou passando nesse momento ele admiti que não consegui sair desse vício maldito
Olá, Charlene!Ter um filho adicto é muito difícil. Você vai precisar de muita coragem e apoio. Busque esse apoio na sua cidade, em uma clínica de reabilitação privada ou pública.
Não e fácil essa situação,quando eles estão fazendo uso dessa substância,eles se tornam inimigos das pessoas mais próximas deles,no caso nós os pais que queremos o bem ,apenas o bem
Descobri ontem que milha filha de 20 anos está usando Maconha, estou desesperada
Oi, Edilene! Não precisa se desesperar nesse momento. Não necessariamente ela pode ser dependente, por isso, vale a pena seguir as dicas desse post e falar abertamente sobre o tema para saber melhor qual a relação dela com a droga para agir da melhor forma.
Boa tarde! Meu irmão pediu ajuda, está no descontrole, faz uso de maconha e cocaína quase que diariamente, preciso ajudá-lo, gostaria de maiores informações, ele vai completar 29 anos agora em 22/02, a 12 anos estamos na luta, parou um tempo, fez terapia, orém não consegue parar sozinho, sem uma intervenção, seja ela médica, terapeutica ou medicamentosa. Obg aguardo retorno
Oi Flávia, pode ser importante pensar sobre a internação para que ele passe por uma desintoxicação assistida. As recaídas podem ser frequentes em pessoas que passaram pela dependência, por isso, saiba que é importante ele reconhecer e buscar ajuda.
Meu filho é arquiteto e tem 35 anos e descobri que usa drogas cocaína até onde eu sei é bebê também. Não consege consegue cumprir com os horários de trabalho e não disposição eu não sei mais o que fazer porque mora no quintal da minha casa eu vejo tudo e estou muito decepcionada PoiS já comversamos varias vezes mais ele acha que que tá bom.quero que ele saia de casa isso é correto.
Bom dia! Não há como avaliar como deve proceder exatamente, já que não conheço a situação a fundo. No entanto, indico que a senhora siga o que estiver em seu coração.
Tenho um sobrinho que faz uso de TDS tipos de drogas a quem devemos recorrer
Oi,tudo bem? Não tenho como dar uma resposta mais assertiva, pois para isso é necessário conhecer bem os detalhes do uso. De inicio, sugiro que a senhora converse sobre o tema ou observe os hábitos de consumo.
minha filha experimentou drogas em festas eletrônicas em uma fase que queria se encontrar, se enquadrar em algum lugar, mas o erro dos jóvens é que tem tudo e acham que não tem nada, por se acharem ou mais quietos,ou mais feios, ou mais gordo,ou mais magros ou mais inibidos, ou se sentirem incapaz. Tem depressão tradada,com psiquiatra e psicologo,não por conta das drogas, mas sim porque desenvolveu essa doença. Não é falta de diálogo,já conversei muito com ela. E as coisas caem assim no meu colo, não sei como ajudar uma pessoa de 27 anos, que se eu falar um A sobre: eu estou alucinando e louca.
Tenho um filho que usa drogas a doze anos, todo tipo de drogas. Ja se internou varias vezes, rouba tudo dentro de casa e vende, eletro domestico, comida, coberta, celular tudo que ele achar pela frente, ate nas ruas rouba bebidas e troca por drogas, suas roupas e calçados é desesperador ver no que ele se tornou. Mentiroso, manipulador, frio, agressivo.E muito difícil de conviver com ele totalmente sem noção da realidade, tira todo meu dinheiro e me pressiona dia e noite por dinheiro, estou em um estado de ansiedade e depressão pavoroso, cheguei no meu limite com ele não consigo mais viver perto dele. Tenho medo ate que ele me mate, de tao agressivo. A caminhada é difícil e solitária, todos se afastam vão embora só fica a mãe ou o pai, no caso ele o pai morreu, é só eu sempre.O vicio é uma doença pro resto da vida, ele vai ter que lutar todos os dias da vida dele e a família adoece junto.
Adriana gama
Tenho um filho dependente químico á 15 anos não sei o quê fazer pra ajudar pois cada dia mais si torna agressivo estou desesperada preciso de ajuda
Adriana, se a situação está colocando vidas em risco, uma opção é a internação involuntária.
Temos texto no blog segue o link (https://casadespertar.com.br/tudo-sobre-a-internacao-involuntaria/) veja se seria o adequado para ele.
Meu namorado é usuário de crack
Meu filho usa maconha desde os 16 anos já um ano começou a usar cocaína de três meses pra cá perdeu o controle estava trabalhando só pra se drogar hoje está enterrado e. Um hospital psiquiatrico
Meu filho e usuário de drogas ele sabe que precisa de ajudar eu não sei como ajudar…pra piorar a situação meu marido fica dizendo pra ele ir embora .
Fico sem chão e me sentindo fraca e culpada.
É uma situação muito difícil, mas se culpar não é a melhor solução. Talvez seja importante conversar com seu marido sobre como a dependência química é uma doença e buscar ajuda na sua cidade.
Tenho uma filha usuário de drogas, cocaína, maconha, deixou, já tem muitos anos, tem 2 filho de 4 anos, sai, fica dias na rua, não deixa eu saber onde.estou no limite, pq tenho que ajudar ela sozinha, sou separada, e o pai, não se importa, já tenho, 63 anos, já passei por está esperiencia, com o outro filho, que deixou, alguns anos, mais , não tenho a a certeza, que vai acontecer o mesmo, com a mt filha.
Adoro estudar, viajar, mais, já estou, deixando, tudo pra traz, perdendo o encanto, não aceito ,ver minha filha, se destruindo!
Olá boa noite gostaria de saber mais sobre a clínica e onde que fica
Meu filho que usa droga a cadê dia ele está pior pega as coisas de casa saí na madrugada fica 2a3dias na rua
Bom dia, Edna! Ficamos no Ceará. Se fica aqui pertinho da gente, pode entrar em contato nesse link: https://casadespertar.com.br/contato/fale-conosco/
Muito boas as dicas…
Eu tenho uma filha com 38 anos, ela tem dependência química(alcoolismo), já usou drogas todos os tipos parou com drogas tem 8 anos porém não pára com a bebida alcóolica…ela é mãe de 2 casais de filhos mas não criou nenhum. atualmente mora com um marido acóolatra tbm que não é o pai dos filhos dela. Já fiz de tudo para tirá-la do vício e desse homem tbm, estou desesperada pois ela já está com cirrose o que eu faço?
Olá, Maria, caso sua filha esteja trazendo risco para a vida dela e para as pessoas próximas e não têm interesse por conta própria de buscar o tratamento, uma solução é buscar pelo tratamento involuntário.
Preciso d ajuda meu filho tem 43anos dependente químico e alcoólatra, sou mãe como posso ajudar ele, está ficando agressivo,
Olá, minha amiga. Seguindo nossas dicas você já consegue conversar a respeito. Busque ajuda na sua cidade e não deixe de lutar.
Já internei duas vezes
Olá, Arlete. Infelizmente, as recaídas fazem parte do processo. O importante é não desistir.
Preciso de ajuda
Oi, Ligia! Se mora aqui no Ceará, falam com a gente. Se não, busque ajuda no seu estado e não desista.
Meu filho teve internado por dois meses , agora voltou usar crack.
Olá ,eu tenho um filho tá avisado nas drogas ,só que ele mora com com pai dele ,ele abandonou família dele pra viver nas drogas,eu sou separada do pai dele a 7ano
É uma situação muito difícil, Antônia. Se o consumo de drogas começou a afetar a vida social e de estudante dele, pode ser que a dependência já esteja em um nível alto. Converse com ele sobre a possibilidade de tratamento.
Olá tenho um filho com 23 anos desde a adolescência fais uso da maconha já levamos em psicólogo brigamos várias vezes nunca saiu dessa porcaria adora ir no festival de muita reive tem uma.espirutualidade esquesita não concordo.vivo no sofrimento pois não sei oque fazer discutimos muito não tem emterece pra nada só trabalhar ce vestir e ir pra esses eventos longe não conheço ninguém pois tem todos são de grupo de várias cidades diferentes..é muito difícil já estou quase desistindo.pois não tem conversa nem oque fazer
Olá boa noite me chamo Antônia tenho um filho que ficou de maior agora dia 31 de julho e descobri que ele tá usando drogas estou desesperada ele não fica na casa da minha mãe nem casa da avô dele por parte de pai vevi pela casa dos amigos me manda pedir dinheiro que tá com fome que não comeu nada durante o dia isso tá me doendo muito ele veio pra minha casa só passou 5 dia foi em bora daqui de novo me ajudem por favor esse é meu zap 098992046763.
Oi, Antônia. Sinto muito pelo que você tem passado. Dependentes químicos podem ser bem difíceis de lidar. Eles podem não se dar bem com regras e, por isso, passou pouco tempo na sua casa. Se as drogas estiverem atrapalhando a vida dele, pode ser interessante buscar tratamento profissional. Sugiro que para começar você converse com um terapeuta, pois ele vai ajudar a entender melhor seus sentimentos.
Meu filho usa Canabis está muito magro o que fazer! Estou desesperada ele não aceita ajuda profissional. Obrigada
Oi, Conceição. Para ajudar precisamos saber de mais detalhes. Há quanto tempo ele usa, quais os hábitos de consumo, isso vem atrapalhando a vida pessoal ou profissional de alguma forma?
Tenho um filho dependente químico começou com 13anos hoje tem 38 não sabia mais o que fazer um dia deu policia na minha casa ficou preso e coloquei para fora.Mais graças à Deus voltou a trabalhar alugou um quitinete infelizmente ainda não deixou o mesma e quando está sem dinheiro vem pedir ajuda para a gente aí tem que comprar a mesma para o mesmo não importa o horário do final de semana só que o pai as vezes perde a cabeça e coloca para baixo com palavras fica exaltado e termina em briga eu tendo que amenizar conversando com o filho para acalma-lo.Fico no aguardo de sua resposta.
Obrigada. Abraço
Tenho filho dependente químico começou com 13anos hoje tem 38 não sabia o que fazer um dia deu briga veio policia minha casa ficou preso coloquei-o fora.Mais graças à Deus voltou a trabalhar alugou quitinete infelizmente deixou o uso quando está sem dinheiro vem pedir ajuda para a gente aí tem comprar não importa o horário do final semana só que o pai as vezes perde a cabeça coloca para baixo palavras grosseiras fica exaltado termina em briga eu tendo que amenizar conversando acalma-lo.Já oferici ajuda três vezes sempre arranja desculpas.
Tenho dois filhos usuários de craques e não querem ser internados ,por pra fora de casa e deixá-los sem se alimentar resolve alguma coisa ,meu coração dói em negar o que comer á eles o que fazer como devo agir?
É uma situação muito complicada, Benedita. Às vezes a dependência faz que nossos entes queridos nos manipulem. É importante ajudar com situações básicas, porém também é importante ter o pulso firme.
O meu filho é usuário ele tem 19 anos não mim respeita e nem o meu esposo que é padrasto agora fica arrumado arrumando problema na rua eu já não sei que fazer
Boa noite,eu tenho um filho de 40 anos, estou fazendo de tudo,mas parece que não estou fazendo nada,ele perdeu uma moto, está com o caminhão dele parado,fica bom poucos dias ,e recai de novo, estou perdido,sou separado, a mãe não que saber mais,o que fazer?
Vou dizer a mesma coisa que disse a outra colega com um problema parecido. A dependência é sempre complicada, mas indicamos que tenha uma conversa aberta com o seu filho para saber a consciência que ele tem a respeito do vício e se tem interesse em buscar uma solução. Se ele estiver aberto a se tratar, indico que encontre um bom lugar para que ele tenha um acompanhamento especializado.
Descobri que meu filho está usando drogas pesadas,sempre teve atitudes agressiva,achava q era por causa da bebida.sempre foi drogas, é casado tem um bom emprego,mas desenvolveu uma depressão grau2 mas ele não fala pra o médico que é usuário, está tendo alucinações,como perceguicoes ,sente cheiros estranho dentro de casa.agora sei q estes sintomas vem causados pelo uso de drogas…como posso ajudar meu filho,sempre foi uma pessoa trabalhadora e esforcado desde a infância ,sofri muito com meu marido alcoólatra , o que devo fazer ,agora ele desenvolveu o vício de day trad,e perdeu tudo q tinha , não sei o fazer pra ajudar ele não admite que é dependente e sabe o que está fazendo, vcs podem me ajudar?
Cleuzeli, sinto muito pela sua situação. A dependência é sempre complicada, mas indicamos que tenha uma conversa aberta com o seu filho para saber a consciência que ele tem a respeito do vício e se tem interesse em buscar uma solução. Acho que pode ser interessante passar pela terapia para entender se os vícios não têm alguma relação. Se ele estiver aberto a se tratar, indico que encontre um bom lugar para que ele tenha um acompanhamento especializado.
Boa noite tenho um filho de 25 anos descobri que usava drogas quando tinha 13 anos de idade fumava maconha depois passou a usar cocaína descobri que era cocaína pelo jeito que ele me tratava em casa já partiu até pra cima de mim tive que colocar ele pra fora da minha casa até pq parecia que ele era o Dono só que tirei ele pra fora de casa e a situação dele piorou usava drogas todos os dias , antes de tudo isso abri um comércio aqui na minha garagem pra ele por sinal vendia lanche e os lanches dele eram muito bons meu filho bom ele e uma pessoa maravilhosa e de coração gigante quando tirei ele da minha casa foi morar com uma tia dele onde a situação dele se agravou ele n falava comigo até pq ele achava que eu nunca iria tirar ele da minha casa num certo momento vi que ele precisava de ajuda e quem poderia fazer isso por ele era eu e o pai dele internei ele involuntário, fui visitar ele na segunda feira ele veio falar pra mim que ele sabia que estava precisando disso de uma internação só que n vai ficar mais de 3 meses até pq se eu for deixar ele 6 meses vai sair da Clinica e usa Drogas o que devo fazer pois fiz um contrato de 9 meses , ele falou que n quer mais voltar para Santo /SP falei a Ele isso e uma ameaça falou n só que n vou ficar 6 meses aqui agora o que devo fazer até pq com 3 meses uma pessoa n está limpo gostaria muito que ele ficasse os 9 meses e dela mesmo eu iria mandar ele embora para Portugal onde lá tenho familia , esses dias chamei o Dono da Clínica pra perguntar quais os tipos de medicação que os pcts tomam para desintoxicar ele n soube me responder até pq trabalho na Área da saúde a 19 anos e sei os tipos de medicamentos que e usado para desintoxicar estou aguardando ele me responder a respeito das 3 medicação que e usado para desintoxicar, eu sinto que n devo tirar ele com 3 meses sinto que devo continuar com o tratamento dele os 9 meses mais a clínica n me passou confiança a respeito dos medicamentos o que vc acha sobre essa minha situação ele e meu único filho tenho 4 Netos lindos falei pra ele fiz isso pq amo vc n quero perder vc nem para as drogas e nem pra cadeia e nem para a morte tbm fiz isso que eu quero que meus netos tenham orgulho do pai que vc e .
Oi, Mirian! É uma situação bastante complicada, pois o tratamento depende de diversos aspectos, incluindo como a vida da pessoa está sendo afetada com as drogas, como ela se sente a respeito do tratamento, dentre outras coisas. Por isso o período, os medicamentos e detalhes são específicos para cada pessoa. Se você não confia na clínica, pode ser interessante consultar outras na sua cidade e avaliar a situação.
Meu filho de 16 anos começou a fumar maconha tem 3 meses estou em crise de pânico pois sei como é a dificuldade pois tenho um irmão adicto a 24 anos estou sem saber o que fazer.
Não sei como tratar. Tenho uma sobrinha mas não consigo falar com ela. Seus pais minimizam o problema. Ela despiu se na rua a policia levou a.
E difícil tô passando por isso meu filho não aceita tratamento eu tô ficando doente amo meu filho
Não aguento mais. Filho usou pir 15 anos, 6 internações aí girou limpo por 5 anos.,
Recaiu e entrou no crack.
Mas é grosso pir demais
Meu filho usa drogas a muito tempo não sei como ajuda lo ele já tem 32 anos cada dia está difícil.
Meu filho tá usando cocaína e tem depressão não sei mas o quer faz ele não quer ajuda
Ana, pode ser muito difícil conseguir que o dependente crie consciência sobre o problema, mas não desista.
O que fazer quando o filho não quer ajuda e acha que estar tudo bem?
Olá, Elisa! Tente ajudá-lo ao máximo a entender o quanto o vício está afetando sua vida e siga nossas outras dicas nesse post.
Olá,gostei muito dos 10 conselhos.na minha família tenho meu sobrinho e sua esposa usuária de produtos químicos,São pai de 2 crianças, o pai um proficional eletricista usa mas trabalhar mas sua esposa é mais envolvida no vício.são jovem.
Galera sou um jovem de 23 anos já fiz de tudo na vida tenho consciência do que cada droga faz e seus riscos informação é a melhor forma da pessoa conhecer seu organismo e os riscos que traz cada tipo de droga traz e reduzir os danos esportes para quem é jovem e está viciado é umas das melhores soluções quando o seu corpo está bem sua cabeça tem mais clareza e nem vontade de usar porcaria vc tem. E normalmente a galera do esporte sempre vai ter uma energia boa a todos que enfrentado. Adolescentes viciados procura mais a galera dos esportes abraço e fiquem com deus
Boa-tarde tenho um filho em tratamento químicos eu estou precisando de ajuda por não saber como tratá-lo ele foi enternado ficou 3 meses e achou q estava pronto não quis continuar com o tratamento não tive alternativa se não concordar c ele sair da clínica veio p casa ficou quase 2 meses sem usar drogas estava trabalhando d repente ele trabalhou um sábado e a tarde al invés de vir p casa ele foi usar drogas e ficou um final d semana inteiro sumido depois de tantas proucura e orações ele aparece na clínica pedindo ajuda novamente nesse domingo dia 18 02 2024 será a primeira visita e não sei como lidar c ele poiso quê estou sentindo e uma mistura d amor é ódio ão mesmo tempo
Oi, Sandra. Esse sentimento é muito comum, mas é importante entender que se trata de uma doença e ainda assim é preciso impor limites. Você pode pedir orientação das pessoas da clínica para entender como se sente e como agir, talvez estando mais por dentro do caso, eles possam dar orientações mais assertivas.
Preciso de ajuda