GERENCIAMENTO DE CASOS (GC)

PLANEJAMENTO TERAPÊUTICO SINGULAR (PTS)



A dependência química é uma doença crônica, progressiva e de consequências fatais. Atinge o indivíduo em diversos níveis: Físico, Mental, Emocional e Espiritual, podendo comprometer a vida social do indivíduo e repercutir em outras pessoas inseridas no seu contexto familiar e social. A realidade das famílias que têm em sua composição um adicto é bem parecida, permeada de conflitos, mágoas, rancores, ressentimentos e perdas materiais e emocionais. Nesse contexto, entende-se que tanto o cliente quanto seus familiares necessitam de acompanhamento especializado para aprender a lidar com a problemática, minimizando os prejuízos físicos, emocionais e materiais causados pela doença, possibilitando a manutenção dos vínculos familiares, ora fragilizados. Para tanto, realizamos o acompanhamento familiar, que tem início com a acolhida, por ocasião da admissão do cliente e, no decorrer do tratamento, oferecemos um programa de apoio a família (PAF) que se estende durante todo o tratamento.

Os objetivos do GC:
Dar suporte individualizado aos clientes e seus familiares;
Avaliar as necessidades específicas de cada cliente;
Acompanhar a adesão ao tratamento e motivá-lo;
Intermediar todo relacionamento do cliente com o serviço ou serviços que possam ser necessários;
Estar atento às mudanças e necessidades do cliente;
Dar suporte à recuperação do cliente na instituição, tentando prever e minimizar futuras dificuldades.

Profissionais desta área: Thais Morais e Flávia Lima





Áreas Técnicas

PSIQUIATRIA



O atendimento psiquiátrico é realizado mensalmente, ou sempre que necessário. Durante as consultas é observado todo o processo de desintoxicação, bem como o acompanhamento de possíveis comorbidades (transtornos psiquiátricos associados à dependência química).

Profissionais desta área: Dra. Fátima Barroso e Dra. Larissa Lauriano



CLINICA GERAL



O atendimento clínico é orientado pela anamnese inicial e exame físico com ênfase nas comorbidades clínicas apresentadas pelo cliente. O cliente, por ocasião da admissão é submetido aos exames laboratoriais para análise das funções renal, hepática, pancreática, metabólica, lipídica e infecciosa. Outros exames poderão ser realizados, a pedido do cliente, como exames para pesquisa de hepatite b e c, sífilis e HIV. Os procedimentos ora apresentados visam promover o bem estar clínico do cliente, para que este possa se focar, exclusivamente, no tratamento da dependência química, motivo da internação.

Profissionais desta área: Dr. Thales Peixoto



PSICOLOGIA



O atendimento psicológico é realizado semanalmente, ou sempre que necessário. Durante as consultas individuais ou em grupo é observado todo o processo de conscientização do cliente ao tratamento, bem como, acompanhamento dos problemas psicológicos. O objetivo da terapia é ajudar o cliente a identificar as distorções de pensamento, suas crenças limitadoras ou sabotadoras e promover construção de crenças fortalecedoras produzindo uma mudança tanto na sua maneira de processar os eventos como na sua maneira de se ver, de ver o mundo e as pessoas que o cercam. Além disso a terapia tem como finalidade auxiliar o cliente a desenvolver habilidades de resolução de problemas, habilidade de analisar uma situação de vários ângulos, chamadas habilidades sociais (assertividade, aprender a dizer não e a receber críticas).

Profissionais desta área: Tauama de Moraes, Adjanilson Santos e Ângela Segundo



ACONSELHAMENTO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA



O aconselhamento em dependência química e alcoolismo é realizado por profissionais que já tiveram problemas com álcool ou outras drogas. Com ampla experiência empírica os conselheiros desenvolvem atividades individuais e grupais para que o cliente consiga aprender a lidar com as emoções, sentimentos e saibam como se comportar em momentos que tenham fissura. Utilizando os 12 passos de NA e AA como ferramenta para que consigam se perceber e adquirir novos repertórios comportamentais.

Profissionais desta área: Anderson Matos, Lívia Nunes, Hugo Braga, Reginaldo Klein e Janaína Bastos




Trabalhamos com os principais Planos de Saúde

  • unimed
  • cassi
  • cafaz
  • bradesco
  • postal
  • camed
  • fusma
  • fusex
  • caixa
  • conab
  • geap
WhatsApp chat