O que é codepêndencia química? Problemas e sinais de que acontece

por Tauama de Moraes
CRP 11 - 07100

Quem tem um dependente químico próximo sabe que as ações, problemas e a situação em si, acabam se tornando um assunto de família. Assim acontece a codependência química, mas aqui nesse post nós vamos falar também vamos falar sobre os problemas e sinais de que ela acontece.

O que é a codependência química?

A Co dependência química é o termo usado para referenciar as pessoas que possuem uma ligação emocional extremamente forte com um dependente químico, a ponto de passar pela dependência, mas não da droga em si. Nesse caso, é um dependente de maneira afetiva para com um dependente químico.

A dependência química pode afetar praticamente todas as pessoas que possuem um laço com um dependente, por exemplo, mãe, esposa, namorada, irmão, pai, amigos etc. No entanto, quando se assume a responsabilidade do resultado das escolhas do dependente e busca resolver o problema sozinho, acontece a codependência.

Quais os riscos da codependência química?

A codependência afeta a vida de diversas formas, por exemplo:

  • Causa danos as relações familiares
  • Saúde mental e emocional abaladas
  • Sentimento de culpa constantemente, pensando que é o responsável pela dependência ou que não cumpriu seu papel de vigiar, evitar o que aconteceu ou prover a educação que impediria o vício em drogas
  • A rotina afetada e voltada para o cuidado do dependente, deixando os planos pessoais para depois
  • Dificuldades de lidar com a dependência química do outro

A família tem um papel muito importante, funcionando como uma rede de apoio, por isso, é preciso ter cuidado com a saúde dos envolvidos.

Papel da família na dependência química

A família tem um papel importantíssimo para a recuperação de um dependente químico. Ela funciona como uma rede de apoio. Um lugar seguro, onde o dependente pode encontrar um ambiente saudável e a recuperação mais fácil.

Aqui, falamos mais sobre o papel da família no tratamento da dependência química.

Sinais da codependência química

A codependência pode começar antes mesmo da confirmação do uso de drogas.  Assim como, alguns comportamentos podem ser um indício de codependência já nessa fase de desconfiança. Confira alguns sinais de codependência:

  • Suspeita de todas as ações, por isso, tenta a todo custo fazer com que o outro não use a droga
  • As suspeitas se tornam uma caçada as drogas e ao consumo, passando a tentar sentir o cheiro da roupa, mexer nas gavetas e objetos pessoais da pessoa
  • Quando tem a confirmação o codependênte internaliza e busca enfrentar sozinho a situação, não buscando ajuda
  • Com o passar do tempo, a codependência começa a trazer muito sofrimento e quanto mais a dependência da outra pessoa avança, a codependência também.
  • Busca culpados pela dependência, como amigos e pessoas do ciclo social pela situação, mas também culpa a si mesmo

Um codependente é capaz de deixar sua vida de escanteio enquanto tenta resolver a doença da outra pessoa

Além da codependência química, também existem outros tipos de codependência, como afetiva, familiar e emocional.

O principal problema da codependência química

Além de tudo isso que falamos aqui, um dos principais problemas da codependência química é o fato de não aceitar que o outro precisa de ajuda profissional.

Em alguns casos, a família, pessoas do convívio e o próprio adicto conseguem controlar o vício e ter uma vida normal.

Acontece que esses casos não são os que prevalecem, pois, a verdade é que pode ser muito difícil controlar a dependência química sem ajuda profissional.

Por essa razão que existem profissionais de diversas áreas trabalhando juntos para a recuperação.

Aqui na casa despertar, por exemplo, temos uma equipe multidisciplinar, com médicos, psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, monitores, dentre outros, para tratar dependentes.

Isso acontece porque cada tratamento é específico para cada paciente, dependendo muito da condição de saúde mental e física, relação com as drogas e hábitos de consumo.

Tratar e ter sucesso em casa pode acontecer sim, mas além das chances serem menores, pode acabar sendo arriscado, já que a dependência é uma doença progressiva.

Embora tenha sentimentos pelo dependente e acredite na recuperação, a melhor coisa a fazer é buscar tratamento efetivo e aceitar a situação para poder trabalhar nela da melhor maneira.

Existe tratamento para codependência química?

O tratamento para a codependência química começa quando o codependente abre mão de tentar tratar o adicto de maneira exclusiva, buscando por tratamentos e soluções que independam dele.

Além do tratamento do adicto, onde a família tem a importante missão de auxiliar no tratamento, ela também deve passar por conscientização da doença e receber uma espécie de cuidado da clínica.

Isso acontece porque é um momento de dúvida e que precisa de acompanhamento e esclarecimentos sobre como tudo funcionará.

Deixando que profissionais especializados cuidem do dependente químico, a família tem a chance de controlar a codependência, mas também pode ficar mais segura quanto a codependência.Quer saber como funciona o tratamento para dependência química? Clique aqui. 

Compartilhe esse post

Relacionados

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece agora a mudança na sua vida

entre em contato com nossa equipe