Opioides: Tudo que você precisa saber sobre essas substâncias
CRP 11 - 07100
Você já ouviu falar em opioides? Esses medicamentos, apesar de terem potencial para ajudar muitas pessoas em dor, também podem causar inúmeros problemas devido às sensações boas que os remédios proporcionam, desencadeando em uma dependência. É necessário estar ciente dos problemas que os opioides podem causar ao indivíduo antes de iniciar um possível tratamento.
Consumir esses medicamentos durante muito tempo pode deixar o seu organismo acostumado, impedindo que o uso seja interrompido sem que haja uma série de sintomas desconfortáveis. Por isso, saber como prosseguir usando de maneira segura é tão importante para evitar quaisquer complicações.
Muitas dúvidas são geradas a respeito dos problemas que os opioides podem causar e sobre quando é necessário tomar cuidado. Neste post, você saberá tudo que precisa sobre essas substâncias.
O que são opioides?
Opioides são, basicamente, medicamentos para tratar a dor, esses compostos psicoativos funcionam afetando os receptores de dor no cérebro e no corpo, reduzindo essa sensação.
Eles agem como moduladores das sensações dolorosas através de ligações e receptores específicos no cérebro e no sistema nervoso periférico, formado por estruturas que ligam o cérebro a outros órgãos e no trato gastrointestinal.
Esses medicamentos são capazes de produzir efeitos farmacológicos semelhantes aos do ópio ou de substâncias nele contidas. Além disso, os opioides também podem causar uma sensação de relaxamento e euforia, o que os torna potencialmente viciantes quando usados de maneira inadequada.
Opioides podem ser consumidos de diversas maneiras, por meio de comprimidos ou cápsulas, por injeções intravenosas ou intramusculares, de forma líquida, como xaropes e até mesmo aspirados ou fumados.
Eles podem ser divididos em fortes ou fracos, sendo prescritos dependendo da intensidade da dor. Os opioides fortes são:
- Tramadol
- Metadona
- Fentanil
- Morfina
- Oxicodona
Já entre os fracos, podemos citar:
- Codeína
- Di-hidrocodeína
É importante lembrar que o uso de opioides deve ser feito apenas sob prescrição médica, pois seu uso indevido pode levar a sérios problemas de saúde e dependência.
Efeitos no organismo
Assim como outros medicamentos, opioides também podem ter efeitos colaterais, quanto mais forte for, maior a probabilidade do indivíduo sofrer desses efeitos. Dentre os mais comuns, podemos citar:
- Náusea e vômito
- Constipação (devido à diminuição da motilidade do trato intestinal)
- Tontura
- Sonolência ou cansaço
Problemas da dependência em opioides
Com o tempo, o corpo pode se acostumar a dosagem dos opioides, o que significa que doses cada vez maiores podem ser necessárias para obter o mesmo alívio da dor, aumentando o risco de dependência. Mesmo não sendo exatamente a mesma coisa que um vício, isso pode prejudicar muito a saúde do indivíduo com o tempo.
Nesse processo de dependência, se a pessoa interromper o uso do opioide ou esquecer de uma dose, ela poderá ter sintomas de abstinência, isso pode afetar negativamente a vida do paciente de diversos modos. Nesse cenário, pode ser necessário continuar a tomar o medicamento para evitar os sintomas da abstinência.
Isso é algo que representa um perigo real, pois tomar muito opioide de uma vez só pode causar uma overdose, tendo consequências letais e irreversíveis. No ano de 2020, apenas nos Estados Unidos, cerca de 91.800 pessoas morreram por overdose causada por opioides.
Nesses casos, os pulmões podem parar de funcionar e a respiração fica muito lenta, a pressão arterial, a frequência cardíaca e a temperatura do corpo podem diminuir, as pupilas se retraem, a pessoa pode ficar inconsciente ou morrer.
A dependência nesse tipo de medicamento é tratada realizando uma redução gradual e planejada das doses, dessa forma, o corpo se habitua aos poucos a ter cada vez menos a substância no organismo, dessa forma, o indivíduo evita os sintomas de abstinência. Além disso, a terapia comportamental também pode ser usada para tratar essa dependência.
Abstinência
Mas afinal, quais são os sintomas de abstinência tão ruins que podem afetar a vida das pessoas dependentes desses medicamentos?
Os sintomas podem variar entre mais simples e mais prejudiciais, eles são:
- Suor intenso
- Insônia
- Respiração rápida
- Anseio pela droga
- Dores musculares
- Tremores
- Espasmos musculares
- Aumento da frequência cardíaca
- Febre e calafrios
- Agitação
Esses sintomas podem aparecer entre 12 horas até 10 dias após o consumo desses medicamentos sem seu uso continuado. Além disso, mesmo com a síndrome de abstinência chegando ao fim, alguns desses sintomas podem persistir e continuar prejudicando o paciente. Por isso buscar ajuda médica é tão importante.
Ter um acompanhamento psicológico durante esse processo também é muito importante, visto que alguns sintomas da abstinência, como insônia ou ansiedade, podem ser amenizados se o paciente tiver a ajuda de um profissional. Isso é necessário também porque muitas pessoas com dependência em opioides também têm outras condições de saúde mental.
A dependência pode ser um problema muito difícil de enfrentar sozinho, clique aqui e veja como a Casa Despertar pode te ajudar com isso.
Deixe uma resposta