Quando os vínculos sociais e familiares, atividades como trabalho e estudos ainda não foram comprometidos e existe uma motivação para mudança, o nível de comprometimento da dependência de álcool e/ou drogas é classificado como LEVE. Nesses casos, as possibilidades do sucesso no TRATAMENTO SEM INTERNAÇÃO são grandes.

Realizar um tratamento neste estágio é fundamental para evitar o efeito progressivo da dependência química e que os prejuízos ao paciente e sua família aumentem. A flexibilidade de dias e horários permite ao paciente continuar sua rotina normalmente e, o melhor, sem afastá-lo da família. Outro benefício desta modalidade é o baixo custo em relação às consultas avulsas e ao tratamento em regime de internação.

Projeto Terapêutico

Saiba como funciona nosso tratamento SEM INTERNAÇÃO

O Projeto Terapêutico é fundamentado nos doze passos, aliado a outras técnicas e dinâmicas terapêuticas comprovadamente eficazes para o tratamento. A metodologia abrange a assistência multidisciplinar, resultando em um acompanhamento contínuo entre psiquiatra, psicólogo e conselheiro, dando o suporte necessário ao paciente e seus familiares.

Os atendimentos e consultas são individuais ou em grupo, conforme planejamento terapêutico, com psicoterapeutas, conselheiros e psiquiatras, e conta com o apoio de uma equipe terapêutica altamente capacitada. Os horários são agendados de acordo com a disponibilidade do paciente, tornando o projeto terapêutico discreto e sigiloso. O plano também conta com a possibilidade (opcional) do controle da abstinência através de testes toxicológicos frequentes.

Como funciona

Etapas do tratamento

Perguntas frequentes

  • Qual é o tempo de tratamento?

    Depende da particularidade do paciente, após um período inicial de tratamento é traçado um programa individualizado, onde o mesmo irá evoluir entre as fases de desintoxicação, conscientização e reinserção social, buscando o tempo necessário para o aprendizado e início da prática do “Programa de Doze Passos”.

  • Como podemos ter contato com o paciente?

    Por telefone: os residentes poderão conquistar o direito ao telefonema semanal conforme sua evolução no tratamento e adesão as regras da instituição.
    Por carta: os pacientes poderão enviar e receber cartas desde o primeiro dia de tratamento, uma vez por semana; conforme avaliação da equipe;
    Visitas: Acontecem quinzenalmente, mensalmente ou com agendamento prévio, dependendo do tipo de internação.

  • Quais os documentos e materiais necessários para a internação?

    Documento original com foto ou Certidão de Nascimento;
    Cartão do plano de saúde, se for o caso.
    1 Calça
    1 Camisetas ou camisas
    4 Bermudas sem cordão
    4 Cuecas
    1 Par de Meia
    1 Par de tênis para atividade física
    1 Par de chinelo
    2 Toalhas
    1 Travesseiro
    1 Kit de Material de Higiene (Inicial – 01 unidade de cada)

Unidade Fortaleza


A unidade Fortaleza e uma unidade administrativa, onde fica os setores administrativo/financeiro, setor de acolhimento/comercial e o setor de Recursos humanos. Nas segundas feiras a noite acontecem as reuniões do PAF com os familiares. Aqui realizamos atendimentos ambulatoriais e de pós tratamento individuais e ou em grupo. Com psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e conselheiros.


conheça a unidade

Precisa da Despertar?
Nós ligamos pra você.


solicite um atendimento

Atividades físicas e
terapêuticas


atividades da casa despertar
WhatsApp chat