A dependência química pode ser curada? Saiba aqui
CRP 11 - 07100
Existe uma dúvida sobre a adicção: a dependência química pode ser curada? Mas isso depende, na verdade, de diversos fatores, que vamos pontuar aqui. Veja.
O que é dependência química
A dependência química é uma patologia crônica, que tem como característica principal a compulsão pela busca incontrolável da substância química.
A principal preocupação com a dependência, é de que ela é capaz de causar mudanças negativas no cérebro, sendo também capazes de prejudicar a vida dos adictos de várias formas diferentes, como comportamentos prejudiciais para ele próprio e para outras pessoas, próximas ou não.
Mesmo que o início do consumo seja causado de forma voluntária, para experimentar e saber a sensação, já que um dos principais começos da dependência se inicia com a curiosidade. Com o tempo, até mesmo a capacidade de escolha por utilizar a substância, ou não, é afetada.
Como a droga age em nossos cérebros
Para entender melhor por que o uso de substâncias químicas é considerado uma doença e por que as pessoas adictas estão sempre buscando consumir a droga, é necessário antes saber o que ela faz com a cabeça das pessoas.
Como falamos antes, o uso pode se iniciar por uma simples curiosidade, mas para se tornar um dependente é necessário apenas consumir algumas vezes.
Por que isso acontece?
As drogas agem no nosso sistema de recompensa, causando uma espécie de euforia, pois enche-o de dopamina. Quando ele age corretamente, faz com que a pessoa tome ações que o levem a prosperar, se sentir bem, por isso nós nos sentimos prazer ao saborear uma boa comida ou ao pegar no colo e sentir o cheiro de bebês.
Existem os surtos de dopamina, que causam no sistema de recompensa um reforço do comportamento para que ele possa sentir aquelas sensações novamente, ao usar drogas, por isso, se torna uma compulsão.
O mais complicado dos efeitos das substâncias químicas
O ponto mais negativo, pode se dizer assim, é o fato de que com o tempo o cérebro fica mais insensível a essas sensações.
Isso quer dizer que o adicto precisa cada vez mais consumir em maior quantidade ou ter pausas menores de tempo entre um consumo e outro.
Perda de empatia
Com o passar do tempo os dependentes acabam perdendo também a sensibilidade com os prazeres normais da vida, como conversar com os amigos, passar um tempo em família ou saborear sua comida favorita.
Além disso, eles perdem a noção de estarem fazendo mal a outras pessoas, por isso, acabam maltratando familiares e sendo prejudiciais para si e para terceiros, conhecidos ou não.
Isso acontece porque o único objetivo de sua vida é consumir a droga, mas lembre-se: ele não tem culpa disso, pois vai além da capacidade de escolha ou vontade dele.
O uso de substâncias afeta a capacidade de aprender, tomar decisões, memorizar, se comportar e controlar o estresse.
Por que pode ser difícil parar de consumir substâncias químicas
Para muitas pessoas, o consumo constante de substâncias químicas é uma característica de falta de moralidade ou força de vontade, mas na verdade, é incontrolável e muito mais complexo do que pode parecer para as pessoas que não têm conhecimento. Então, não é fácil parar.
dependência química pode ser curada?
Apesar de ser bastante complexo, existe a chance de um dependente passar a se manter limpo. A capacidade de buscar ajuda pode vir dele, porém como pode ser muito difícil segurar, na maioria dos casos a família é o apoio maior.
Conseguir se tratar sozinho em casa é um esforço sobre-humano, mas não impossível, porém pode levar muito mais tempo.
As clínicas terapêuticas são mais efetivas e indicadas para auxiliar a família na recuperação da dependência.
Tratamento
Para a definição de tratamento é importante entender que existem alguns fatores como o grau de dependência, tipo de consumo e em que situação o adicto está. Aqui na Casa Despertar nós temos tratamento leve, moderado, grave e programa terapêutico, que você pode ver melhor cada um deles clicando nos links abaixo.
É importante entender que é uma luta diária, muitas pessoas preferem dizer que não existe cura, pois quem já esteve em alguma situação de dependência está em constante aprendizado e trabalhando para não ter recaídas.
Você precisa de ajuda com um adicto? Fale com a gente.
Deixe uma resposta