Drogas: seus efeitos imediatos e tempo de permanência no organismo
CRP 11 - 07100
Você já pensou sobre que efeitos as drogas trazem ou quanto tempo seu corpo demora para eliminar a substância ou até quando podem ser detectadas? Aqui nós falamos sobre os tipos de drogas, seus efeitos imediatos e a duração no organismo e até consequências a longo prazo. Lembre-se que o consumo de drogas ilícitas ou não pode ser muito prejudicial a sua saúde.
O que se caracteriza como droga?
No sentido original da palavra, o termo pode abranger muitas substâncias. Já na medicina, se refere a substâncias, que podem curar ou prevenir doenças ou até melhorar o bem-estar mental ou físico.
Para a farmacologia, se refere a qualquer agente químico que altera processos fisiológicos e biológicos de organismos e tecidos.
Porém, no sentido corrente e contexto legal, o termo se refere a substâncias psicoativas, ou seja, que agem no sistema nervoso central, alterando as funções cerebrais de forma temporária, mudando o humor, percepção, consciência e comportamento.
Existem as drogas lícitas e ilícitas, podendo ser naturais ou sintéticas.
Drogas lícitas:
As drogas lícitas são aquelas que podem ser produzidas, consumidas e comercializadas sem que haja problema nenhum, mesmo que possam trazer prejuízos, são aceitas por lei e pela sociedade.
Como exemplo de drogas lícitas, podemos citar o álcool e a nicotina.
Drogas ilícitas:
As drogas ilícitas são o contrário das drogas lícitas, sendo proibidos de consumir, comercializar e produzir.
Elas podem ser depressivas, perturbadoras e estimulantes do sistema nervoso central, trazendo diversos problemas para os consumidores.
Tipos de drogas
Drogas depressoras do sistema nervoso central
As depressoras são aquelas que depreciam o sistema nervoso central, ou seja, diminuem a atividade do cérebro, fazendo com que quem a consumiu se sinta fora da realidade.
Isso porque reduzem a atenção, capacidade intelectual, concentração, memória e atenção.
Essas substâncias podem causar embriaguez, sonolência e até coma. Algumas substâncias depressoras do SNC são os barbitúricos (soníferos), sedativos (calmantes), álcool, morfina, ópio, solventes (tintas, removedores e colas), ansiolíticos e até gotas e xaropes para tosse.
Efeitos imediatos
Sensação intensa de relaxamento, tranquilidade e calma;
Diminuição dos reflexos;
Alta resistência a dor;
Baixo raciocínio;
Baixa concentração;
Alta sonolência e;
Dificuldade de fazer tarefas comuns, como dirigir.
Drogas perturbadoras/ alucinógenas do sistema nervoso central
As drogas perturbadoras são substâncias que afetam o funcionamento cerebral, distorcendo suas atividades, causando perturbações em relação ao tempo e espaço e diversos efeitos psíquicos como alucinações, delírios e demais fenômenos anormais. Elas podem ser de origem natural ou sintética.
Dentre os exemplos das drogas alucinógenas ou perturbadoras estão o ecstasy, THC (maconha), LSD e mescalina.
Efeitos imediatos
Prazer ou medo intenso;
Noção de grandiosidade exagerada;
Delírios de perseguição e;
Distorção visual relacionada a contornos, formas e cores.
Drogas estimulantes do sistema nervoso central
As drogas estimulantes são aquelas que aumentam a atividade do cérebro, deixando o indivíduo mais elétrico ou ligado.
Elas cooperam ou imitam neurotransmissores estimulantes existentes em nossos organismos, assim, deixando o indivíduo em alerta, resistente e com disposição, mas que depois pode dar cansaço, depressão e indisposição por causa da sobrecarga que aconteceu no organismo.
Algumas das drogas estimulantes são a cocaína, nicotina, anfetamina, crack, merla e cafeína.
Efeitos imediatos
Sensação de euforia intensa;
Sensação de poder;
Energia em excesso;
Fala mais rápida que o normal;
Aumento da frequência e pressão cardíaca;
Falta de noção da realidade;
Falta de sono e;
Perda de apetite.
Duração das drogas mais comuns no organismo
Apesar dos efeitos imediatos durarem cerca de minutos e até segundos elas podem permanecer um período razoável no organismo.
Por isso, é tão comum que pessoas fiquem viciadas e busquem mais e mais para sentir a sensação prazerosa por mais vezes em curtos períodos de tempo.
Para que o organismo consiga se livrar das substâncias ele passa por todo um processo de limpeza que acontece por meio da eliminação através do suor, urina e fezes.
Esse processo depende também de que as moléculas sejam solúveis em água e metabolizadas, por isso a demora.
Então, acontece o processo normal do nosso organismo.
Elas passam pelo fígado e depois de diluídas, voltam para a corrente sanguínea e depois para os rins que têm a função de filtrar o sangue, ou seja, limpá-lo e jogar fora tudo o que o corpo não precisa.
Como esse processo leva tempo e como os rins eliminam as drogas por um certo período, a droga pode ser detectada mesmo depois de um bom tempo.
Testes toxicológicos
Para descobrir se há vestígios de drogas no organismo existem 3 testes mais comuns.
Sangue
O exame toxicológico pode ser feito por meio de exame de sangue porque, como falamos anteriormente, a substância fica na corrente sanguínea ao sair do fígado até ser filtrada pelos rins e expelida pela da urina.
Urina
O exame de sangue detecta a substância enquanto percorre o organismo, já o de urina detecta o uso da droga enquanto está sendo eliminada pelo corpo.
Por causa dessas características, os exames de urina e de sangue geralmente são capazes apenas de detectar o uso recente da droga.
Cabelo
Os bulbos dos fios de cabelo são irrigados por meio da corrente sanguínea e por isso incorporam as substâncias que podem estar presentes na corrente circulatória.
O mais impressionante é que dá para analisar o perfil de consumo com o fio de cabelo, que em média cresce 1 centímetro por mês, com 12 cm de cabelo, dá para saber esse perfil de consumo pelo período de um ano.
Drogas e o tempo de eliminação pelo corpo
Maconha
Pode ser encontrada no organismo até 30 dias em consumo mais frequente, 90 dias em pelos e 2 dias pelo de sangue, a depender do metabolismo, e 7 a 13 dias na urina.
Cocaína
Pode ser encontrada no organismo até 2 dias no sangue, 4 dias pelo exame de urina, 90 dias pelo de cabelo e até 180 dias em pelos do corpo e raspas de unha.
Heroína
Pode ser encontrada no organismo até 4 dias pelo exame de urina, 90 dias pelo de cabelo e 12 horas pelo exame de sangue.
MDMA
Pode ser encontrada no organismo até 4 dias pelo exame de urina, 90 dias pelo de cabelo e dois dias pelo exame de sangue.
LSD
Pode ser encontrada no organismo até 3 dias pelo exame de urina, 3 dias pelo cabelo e menos de cinco horas pelo exame de sangue.
Metanfetamina
Pode ser encontrada no organismo até 6 dias pelo exame de urina, 90 dias pelo de cabelo e três dias pelo exame de sangue.
Álcool
O exame toxicológico de cabelo não detecta a substância, apenas se for solicitado especificamente para ele. Em relação ao sangue, dependendo da quantidade ingerida, pode ser eliminado em torno de 10h.
Já no exame de urina, pode ser detectado até cinco dias após o uso.
É importante salientar que os exames podem detectar em mais tempo, pois depende da frequência e intensidade do consumo.
O exame toxicológico detecta usuário frequente?
Na verdade, o exame não detecta a frequência com que alguém usa a droga, portanto, é possível detectar apenas se a droga foi usada recentemente. Desta forma, o exame não consegue diferenciar um usuário usual de um usuário frequente.
Muitas vezes dá para saber o consumo de drogas pelos fios de cabelo, tendo em vista que pode crescer um centímetro por mês, assim, pode analisar um período maior. Por exemplo, se alguém consumiu uma droga nos últimos 3 meses, basta analisar 3 centímetros de cabelo.
Também é possível fazer o exame toxicológico com raspas de unha ou pelos do corpo, que podem detectar até 6 meses de consumo.
Quando fazer o exame?
Os exames toxicológicos, normalmente, precisam de consentimento para serrem feitos, exceto em casos de acidente de trânsito. Alguns casos que podem acontecer são:
- Candidatos a empregos que pedem o exame;
- Atletas;
- Detentos;
- Pessoas em tratamento de dependência química;
- Alguns empregos, por exemplo, forças armadas;
- Para audiências, por exemplo, de guarda.
Consequências do abuso de maconha e cocaína, as drogas ilícitas mais consumidas no Brasil
Independente da droga consumida, é sempre bom lembrar que a forma com que a química das drogas age no sistema de recompensa, faz com que a pessoa precise usar uma quantidade maior ou consumir com mais frequência.
Maconha
Muitas pessoas veem a maconha como uma droga fraca e inofensiva, muitos a consideram até uma maneira de diminuir o estresse do dia a dia, pensando principalmente que não há nenhuma consequência no seu consumo. No entanto, embora ela não seja uma das drogas mais viciantes, ou que causem efeitos imediatos graves, ela é prejudicial sim.
Ela é a droga mais consumida no mundo, principalmente de forma precoce, onde uma média de 3,8% de pessoas entre 15 e 64 anos usam com frequência.
No Brasil o cenário não muda muito, já que 7,7% da população afirma já ter experimentado a droga, com idade entre 12 a 65 anos.
A maconha também pode ter função terapêutica, ajudando em vários tratamentos, como câncer, glaucoma e epilepsia. No entanto, quando usada para terapia, a maconha não é aquecida, ou seja, ela é usada em sua forma natural, assim perdendo sua capacidade viciante ou de causar alucinações.
Efeitos da maconha a curto prazo
A droga, normalmente, é fumada, o que faz com que ela chegue rapidamente ao cérebro e desestabilize os mecanismos de transmissão, fazendo assim com que o indivíduo tenha um desequilíbrio nos mecanismos que regulam as sensações. Como ela causa esse descontrole nas emoções, as pessoas podem tomar ações ruins pela visão distorcida das situações.
A curto prazo ela pode causar:
- Alucinação;
- Delírio;
- ·Diminuição da percepção de tempo e espaço;
- Desequilíbrio postural;
- Sonolência;
- Olhos vermelhos;
- Baixa acuidade visual;
- Boca seca;
- Falta de coordenação motora;
- Baixa atividade cognitiva.
Efeitos da maconha a longo prazo
- Diminuição de testosterona, que pode causar infertilidade;
- Problemas cardiovasculares, devido à toxidade do efeito químico (fumaça) inalado, mas também a taquicardia frequente causada durante o uso pode forçar a musculatura do coração, aumentando os riscos de insuficiência cardíaca e infarto;
- O usuário de maconha está mais suscetível a doenças respiratórias e pulmonares, causando também cansaço excessivo, dores no peito e falta de ar;
- Dificuldades cognitivas, como problemas de memória e falta de concentração, afetando a vida estudantil ou profissional;
- O consumo frequente de maconha também pode causar ansiedade e até doenças mais graves, por exemplo, a psicose;
Cocaína/crack
Poucas pessoas sabem, mas a cocaína também é retirada da natureza, dependendo do nível de pureza, pode ser encontrada em diferentes drogas, por exemplo, o crack e a mescla. Ela é a segunda droga ilícita mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da maconha.
A cocaína pode afetar a vida de quem consome com frequência de forma definitiva.
Efeitos da cocaína a curto prazo
Logo após o consumo a cocaína pode causar:
- Delírios;
- Euforia depois depressão;
- Espasmos musculares e convulsão;
- Paranoia;
- Pupila dilatada;
- Comportamento instável;
- Pânico e psicose;
- Irritabilidade;
- Aumento da pressão sanguínea e frequência cardíaca;
- Mania de perseguição, onde pensa que está sendo perseguido ou que pessoas estão tramando contra ele;
- Vasoconstrição no corpo e cérebro;
Efeitos da cocaína a longo prazo
- Danos no sistema cardiovascular, por exemplo, hipertensão, arritmia, taquicardia, coágulos de sangue, trombose e derrame, que podem causar ataque cardíaco. Inclusive, cerca de 25% dos usuários de cocaína, morrem com ataque cardíaco.
- Problemas nos dentes, por exemplo, laceração gengival e gengivite necrosante, causados pela substância acida em que a cocaína se torna ao entrar em contato com a gengiva e dentes;
- Perfurações e fistulas no céu da boca;
- Deficiências nutricionais, causada pela perda de apetite;
- Perda de memória, falta de capacidade analítica e falta de concentração.
O consumo de drogas é extremamente prejudicial à saúde, podendo causar diversos prejuízos sociais, físicos e psicológicos. Se você ou um familiar seu tem problemas com drogas, conte com a Casa Despertar. Entre em contato conosco.
Existe contradições, pois na urina a cocaína é encontrada em até 4 dias ou 30
Bom dia! Incluímos uma mensagem esclarecendo que o período de detecção pode mudar de acordo com a intensidade e tempo de consumo.
Se consumir de 2 em 2 semanas demora quanto a sair?
Olá, essa é uma pergunta difícil de responder, pois, depende de vários fatores, como idade, peso, tipo de droga e quantidade consumida. A literatura científica sugere que a desintoxicação por uso/abuso de SPAs aconteça em no mínimo 21 dias de forma completa.
Oque fazer se eles erram o exame toxilogico?
Fiz o exame é saiu que eu tinha utilizado cocaína pois tenho certeza absoluta que eu nunca usei e foi constado 3xmais do que o normal pedi a contra prova e estou no aguardo caso consta de novo posso fazer um boletim de ocorrência ou a outras maneiras?
Olá, Bruno! Pode haver erro sim nos exames, porém, para recorrer sobre o resultado, depende de diversos fatores, como onde você fez, qual foi o intuito, etc. Fala para gente o resultado da contra-prova e como você resolveu.
E sendo usado uma quantidade bem pequena msm, ela demora os 90 pra sair do cabelo msm
Usei crack a 4 dias atrás quando tempo leva para não aparecer no exame de urina?
Olá Rosinete, o crack e um derivado da cocaína, ira depender da quantidade de droga consumida…. porém geralmente e possível que apareça no exame ate com 21 dias, dependendo da intoxicação.
eu usei só 1 vez é nunca mais quanto tempo demora para sair do corpo
Oi, Samara! Depende de alguns fatores, por exemplo, qual foi a droga, quantidade e qual o exame faria.
Boa noite!!! Gostaria de tirar uma dúvida eu usei cocaína no mês de janeiro dia 04/01 desde desse dia não usei mais nenhuma substância fiz o exame toxicológico hoje 06/04 para a renovação da CNH a minha dúvida é!!! Será que vai acusar alguma coisa?
Olá, Oswaldo! A essa hora você já recebeu o resultado, quer compartilhar com a gente? Na verdade, para ter te respondido essa pergunta, precisaríamos saber quantidade e qual o exame. Conforme abordamos no texto, alguns podem trazer 30 dias, enquanto outro muito tempo.
Vou fazer exame de urina para uma empresa, e fumei maconha a 16 dias atrás depois disso tomei bastante agua e chás sera que ela ainda pode ser detectada?
Olá, André! Tudo indica que sim, dependendo do exame, pois, pode ser detectado na urina por até 30 dias, se for exame de sangue, pode ser que não seja detectado, já que detecta por volta de duas semanas.
Vou fazer exame de urina para uma empresa a 15 dias atrás será que ainda detecta?
Bom dia,
Preciso de ajuda…meu marido ficou na rua por 5 dias. Estava vivendo como mendigo. Até estava praticando furtos, vendeu até a própria roupa do roupa, perdemos nosso carro.
Agora está em cada tem um dia e não recuperou a consciência.
Não sei o q fazer. Parece q o cérebro dele está cozido.
Preciso de ajuda.
Olá, Rosângela. Infelizmente, a droga tem o poder de fazer isso com as pessoas. No entanto, se a situação está grave, você pode falar com seus esposo sobre os tratamentos disponíveis, além de ajudá-lo a reconhecer que ele já não consegue mais lidar com seus atos. Espero que fique tudo bem.
Bom dia, usei cocaina uns 20 dias atrás e tem 2 dias que usei novamente, 1 grama e meia, até segunda pode constar no toxicologico de urina? Ajuda ai
Oi, Bruno! Sim, na teoria seu exame deve constatar o uso no exame de urina, pois pode detectar até 4 dias após o uso.
Com quanto tempo a cocaína sai definitivamente do corpo ?
Olá, ela pode ser encontrada no organismo até 2 dias no sangue, 4 dias pelo exame de urina, 90 dias pelo de cabelo e até 180 dias em pelos do corpo e raspas de unha.
Preciso de ajuda
Olá, meu amigo! Quer falar um pouco mais sobre isso?
Quanto tempo a lolo fixa no corpo usei pouca quantidade
Olá, o lança perfume (lóló) costuma sair bem rápido do organismo. Estima-se que saia completamente em menos de uma hora.
Usando o crack durante 3 semanas todos os dias e se houver a parada com medicamentos quantos dias depois de parar a pessoa recupera a consciência de forma a não ter mais paranóias e invenções da cabeça?
Olá, amigo! Essas paranoias, provavelmente vêm da crise de abstinência. Escrevemos um post de blog onde falamos tudo sobre ela também: https://casadespertar.com.br/sindrome-de-abstinencia-absolutamente-tudo/. Sobre medicamentos, é muito importante que a indicação desses remédios seja feita por um profissional, pois a abstinência precisa de acompanhamento e deve ser feita com cuidado para ser mais eficaz.
PRECISO QUE ME TIRE UMA DUVIDA MUITO IMPORTANTE POR FVR
USEI COCAINA À 30 DIAS ATRAS E PRECISO FAZER UM EXAME TOXICOLÓGICO DE SANGUE, PODE DA POSITIVO NO EXAME????
Opa, Jessica! Tudo bem? Não sei se você ainda não fez o exame, mas, normalmente, a cocaína demora apenas alguns dias no organismo, menos de uma semana. Normalmente, também pode ser detectada em até 4 dias pela urina, 90 dias pelo cabelo e 180 dias, nos pêlos do corpo. Conta pra ente como foi.
Boa noite
A um ano e meio, eu faço uso as sextas feiras de cocaína, em pequena quantidade em festas, tenho um exame tóxicológico pra fazer daqui 5 meses. Eu li as explicações q pode ser encontrada em pelos e unha por até seis meses,mas será q com 5 posso fazer ou ainda estarei na zona de risco ?
Oi, tudo bem? Sim, infelizmente, ainda pode ser encontrada no teste toxicológico, a não ser que seja de sangue ou urina.
Usei cocaína e vou fazer o Ted de urina em abril, mais usei janeiro e fevereiro, até lá aparece no exame de urina?
Olá, tudo bem? A cocaína, normalmente, pode ser detectada pela urina apenas em torno de 4 dias após o uso, mas para quem usa com muita frequência em torno de 10 a 14 dias. Beba bastante água. O máximo de tempo que pode ser encontrada, geralmente, é em 180 dias por pelos do corpo e raspas de unha.
Só dei um cheiro pequeno não uso a muito quanto tempo demora a sair da o urina será q com 4dias já estou limpo
Olá, Carlos! Na teoria sim, 4 dias é o suficiente se bebeu bastante água, no entanto, em uso frequente pode demorar até 14 dias para sair do organismo.
Usei uma peguena quabtidade de cocaina . Tenho que fazer toxicologico ? Jah fais 1 mes ela jah saiu do corpo ?
Olá! Depende do tipo de exame que irá fazer, de urina fica entre 4 e 14 dias, se não usar com frequência. Já exames que usam cabelo ou pelos do corpo, podem detectar por mais tempo, até 180 dias.
Muito obrigada pela atenção pois sou ex usuária de ckac e esse laik me ajudou muito a ter mais consciência que as drogas nós causam…
Olá, Lindaiane! Ficamos felizes em saber que ajudamos.
Que resultado dará no meu exame toxicológico se eu estou limpa fazem há 15 dias? Farei o exame dia 20/04.
Oi, Mika! Depende da droga e talvez da quantidade. Dá uma olhada no texto, falamos sobre quanto tempo dura.
fumo maconha a uns 3 anos constantes, seria tempo de 6 meses ou mais para sair do pelo?
Oi, Pedrin. Na teoria, até 180 dias após o consumo é possível identificar, ou seja, 6 meses. No entanto, pode depender de outros fatores, como crescimento do pelo, queda ou até hábitos de consumo.
Está sendo difícil pra mim seriamente estou precisando de ajuda
Tenha força e se for preciso conte com a ajuda de uma clínica especializada, pois há profissionais que podem auxiliar no tratamento em frentes diferentes.
Boa tarde, fiz o último uso de morfina há 4 semanas. Estou em tratamento com Bruprenofrina, prescrita por médico psiquiátrico para dependência de opioides. Há 3 dias, tive uma crise de enxaqueca e tomei Tylex, que tem codeína. Gostaria de saber, por gentileza, quanto tempo a codeína e morfina podem aparecer nos exames toxicológicos de acordo com os períodos de uso informados. Grato!
Olá, amigo! Como sua pergunta é muito específica, sugiro que consulte o psiquiatra que indicou os medicamentos.
Olá usei lança perfume, mas foi muito pouco mesmo tipo umas duas puxadinha bem fraca e vou fazer um exame de cabelo daqui uns 12 dias será que acusa? Foi muito pouco
Dayane, pode ser que sim, viu. A maioria das drogas consegue ser identificada com até 90 dias de uso pelo cabelo, muitas vezes acusando mesmo em poucas quantidades.
Olá Boa Tarde. Quem fuma 4 cigarros de thc por dia, sendo assim fica limpo por quanto tempo no sangue e na urina? Respectivamente.
Olá, Ricardo! Para um resultado limpo, acredito que em torno de 14 dias nos dois.
Olá, eu usava mdma até quase 90 dias atrás, se eu fizer toxicológico pelo cabelo vai acusar o uso de todo o ano antes desses 90 dias? E se eu fizer com o pelo, tem que esperar 180 dias ao invés de 90?
Ele pode ser detectado no pelo com esse prazo de 90 a 180 dias, no cabelo em torno de 90 dias.
Usei cocaína uma única vez só uma carreira pequena a um mês, peso 83kg e bebo bastante água. Tenho
Que fazer o toxicológico para o detran será que vai acusar
Oi, Paulo. Normalmente acusa com até 180 dias.
Usei maconha a 130 dias atrás, porem eu sou usuário casual, tipo fumo 1 vez por semana… acabei de coletar pelo da perna para o toxicológico, tem possibilidade de dar positivo?
Oi, tudo bem? Se você usa regularmente, provavelmente vai aparecer no exame. Dependendo do exame, pode aparecer até em torno de 90 a 180 dias.
O lolo aparece no exame?fiz o toxicológico hoje , usei faz 5 dias
Oi, André? Na teoria, ele é metabolizado bem rápido, em torno de 3 dias. Como foi o exame?
Fumei maconha pela ultima vez ha 90 dias atras e nao fumava diariamente, fumei apenas umas 4 vezes em um intervalo de 2 semanas, gostaria de saber, se eu fizer o exame toxicologico de urina pode dar positivo? Lembrando que a ultima vez foi ha 90 dias atras
Oi, Marcus. O exame de urina acusa com em torno de 14 dias de uso para quem usa continuamente. Portanto, acredito que um uso com mais de 90 dias não sairá no exame de urina.
Estou há cinco sem dormir direito e acho que colocaram uma substância pra eu tomar por quanto tempo uma substância pode perdurar no organismo e no sangue
Eu usei uma pequena quantidade de cocaína no dia 11 de agosto , não sou usuário e nem usei com frequência, apenas foi uma noite de curtição se eu fazer o toxicológico do pelo , é possível detectar algo ainda?
Oi, depende do comprimento do cabelo, mas pode detectar de 120 a 180 dias após o uso.
A pessoa utilizou uma cápsula de cocaina há três meses atras se a pessoa fazer exame toxicologico raspagem pelos da perna ira constar no exame?
Olá! Grandes chances de acontecer, pois, normalmente, no pelo pode ser identificado até 180 dias.
Usei cocaína a 216 dias e fiz um toxicológico será que vai Acusar
Depende muito do comprimento do pelo, mas pode ocorrer, embora normalmente o prazo seja de 180 dias.
Oi eu fumei 4gramas de maconha hj e só usei hj foi a primeira vez quanto tempo demora pra sai do sangue
ola gostaria de saber se alguém da família que usa cocaína urinar no vaso, e deixar respingos na tampa e outra pessoa que não é usuária, sentar no vazo ,pode se contaminar,e acusar no exame toxicológico?
Acredito que seja impossível de acontecer.
estou a dois meses limpo ! me alimento bem ! nao tenho problema em comer verduras e frutas ! a dois meses a tras usei cocaina, posso estar limpo?
Oi, Guilherme! Conforme falamos no texto, pode ser detectada com até 180 dias após o uso.
Óla eu fiquei com uma pessoa que nunca usou cocaína, porém no toxicológico dele pela CNH constou . um nível bem baixo. ele ficou sem carteira por 90 dias. ai separei dele pra evita. porem ele vai faze outro exame será com enquanto tempo limpa do organismo dele já que ele se contaminou através do meu beijo.
Oi, tudo bem? É uma situação bem complexa, porque existe essa possibilidade, mas pelo que sei não há caso comprovado. De toda forma, é interessante se resguardar ao prazo de permanência no organismo, em torno de 180 dias pelos do corpo e raspa de unha.