É possível se livrar do vício de drogas sozinho? Entenda tudo

por Tauama de Moraes
CRP 11 - 07100

Ter um amigo, parente ou conhecido viciado em drogas é algo muito comum. Infelizmente a droga é popular e suas consequências podem ser arrasadoras. Por conta disso, manter-se informado sobre o assunto é a melhor maneira de lidar com um adicto.

A dependência de drogas é uma doença crônica como outra qualquer, ou seja, afeta o indivíduo a longo prazo. Como em outras doenças crônicas, ela pode acontecer em ciclos, com controle e recaídas. Sem tratamento ou sem compromisso em atividades de recuperação, pode ser muito dificil conseguir se manter limpo.ela pode resultar em invalidez ou até mesmo em morte.

A dependência é caracterizada pela dificuldade do controle do comportamento, presença de fissura ou desejos, dificuldade de ficar sem a droga, com fortes sintomas de abstinência, e falta de noção dos problemas causados por ela a própria vida ou a vida de pessoas próximas.

Uma pessoa que é viciada não consegue controlar seu desejo por álcool ou drogas, mesmo que sinta efeitos negativos à sua saúde, problemas com familiares ou amigos.

O cérebro de um dependente é modificado pela droga de tal forma que a ausência dela, pode causar um sinal ao organismo com sensações, muito parecidas com a fome. É como se a pessoa estivesse num estado de necessidade, e usar a droga seria indispensável para a sobrevivência.

Se não for tratada a tempo, essa doença pode se tornar cada vez mais forte, consequentemente, mais difícil de ser tratada. Além do mais, alguns problemas de saúde vão surgindo, tais como: transtornos mentais, problemas para se relacionar com outras pessoas e até diminuição de atenção à saúde e higiene.

O vício das drogas é algo realmente destruidor.

É comum que haja o questionamento de se é ou não possível conseguir se livrar do vício das drogas sozinho, ou se o melhor caminho é procurar uma ajuda especializada.

Se essa é a sua situação ou de algum familiar, esse post de blog foi feito para você. Entenda melhor sobre esse assunto agora mesmo e dê um passo em direção a libertação.

Afinal, é ou não possível se livrar do vício das drogas sozinho?

Esse questionamento sempre trouxe e ainda traz muita polêmica, já que algumas vertentes defendem que qualquer pessoa pode se libertar de um vício, desde que para isso, tenha determinação, força de vontade, foco e fé.

Sem fazer juízo de valores, essa resolução pode sim funcionar para algumas pessoas, entretanto, não é uma regra absoluta. Isso nos dá o direito de defender a ideia de que cada pessoa reage de maneira diferente, devendo sempre ser consideradas as peculiaridades, fortalezas e fraquezas de cada um.

Contudo, não é impossível se livrar do vício das drogas sozinho, mas pode ser muito mais difícil, doloroso e demorado que pensamos. Afinal, existem diversos fatores internos e externos que influenciam nessa tomada de decisão do dependente.

Entenda por que pode ser tão difícil se livrar do vício das drogas

Para entender por que largar as drogas não depende apenas de força de vontade e foco, antes é preciso saber porque a dependência é muito avassaladora.

As drogas mexem com a química do cérebro, por isso, que se você tem um parente ou amigo que mudou totalmente o jeito de ser ou que você quase não reconhece, sabe bem do que estamos falando.

A verdade é que o dependente não tem tanta culpa sobre o que acontece, pois, ele já não sente prazer com as coisas que sentia e perde um pouco do livre arbítrio.  Infelizmente, quanto mais dependente uma pessoa fica, menos controle tem sobre suas ações e vontade.

Entenda como funciona a dependência química

As drogas agem diretamente no sistema de recompensa, responsável por processar informações e sensações de prazer no organismo. Esse sistema é o que nos faz sentir prazer ao sentir o cheiro de um bebê, por exemplo, ou comer uma refeição gostosa.

Enquanto isso, as drogas agem no sistema nervoso central, causando diferentes sensações, dependendo do tipo de drogas. Inclusive, elas são classificadas conforme agem no sistema nervoso central.

Drogas depressoras

As drogas depressoras são aquelas que causam sensação de relaxamento, diminuem a frequência cardíaca e cerebral, diminuindo também a atenção, memoria, concentração e a tensão emocional.

Alguns exemplos de drogas depressoras são: álcool, ópios e sedativos.

Drogas estimulantes

As drogas estimulantes são aquelas que causam efeito contrário das depressoras, como estado de alerta, diminuição do sono, excitação e aceleram o funcionamento do cérebro.

Alguns exemplos de drogas estimulantes são a cocaína, crack e mescla.

Drogas perturbadoras

Esse tipo, também chamada de alucinógenas, alteram o funcionamento da atividade cerebral, fazendo funcionar de maneira anormal. Mudando a percepção de tempo e espaço, criando delírios e alucinações, por exemplo.

Alguns exemplos de drogas perturbadoras são: LSD, MDMA, maconha e ecstasy.

Como se livrar do vício das drogas sozinho?

Embora seja algo muito difícil de conseguir, pode valer a pena tentar se livrar das drogas sozinho e nós vamos dar dicas aqui.

Dicas para quem quer parar de usar drogas

Converse com pessoas que possam ajudar

Busque o apoio de pessoas que confie e que estão fora do ciclo de amizades que consomem também, a não ser que estejam buscando parar, como você.

Muitas vezes alguns familiares como mãe, esposa ou filhos podem ajudar. Não tenha vergonha de se abrir e contar sua situação, muitas vezes eles já sabem e serão as pessoas mais dispostas e felizes em ajudar.

Comprometa-se com a causa

Você precisa se comprometer com isso, pois vai exigir muito esforço físico e mental. Assim, pode ser interessante pensar em motivações fortes, reconstruir a família ou relacionamentos, por exemplo.

Faça parte de um grupo de apoio

Busque grupos como Narcóticos Anônimos (NA) ou Alcoólicos Anônimos (AA), pois eles funcionam como irmandades, com voluntários e pessoas que já passaram por isso e que conseguiram, além de ouvir e apoiar outras pessoas na mesma situação. Muitas cidades possuem grupos, procure e engaje em um deles.

Faça exercícios físicos

Existem muitos benefícios ao praticar exercícios físicos quando se tenta parar de usar drogas. Isso acontece porque com eles uma pessoa pode diminuir o estresse pela falta da droga, melhora a saúde física e mental, diminuindo inclusive os sintomas da crise de abstinência.

Esteja acompanhado no período de desintoxicação

A parada abrupta do uso de drogas pode ser muito pesada para muitas pessoas, causando sintomas físicos e mentais, por isso, é importante ter acompanhamento. O ideal é que esse período seja feito em uma clínica especializada, principalmente se o uso estava em um nível avançado, ou seja, constante e em maiores quantidades.

Busque ressocialização

Algumas vezes, quando uma pessoa se torna dependente acaba saindo de ciclos de amizade e entrando em outros que estavam mais alinhados com as suas escolhas. Obviamente isso faz com que passe a frequentar lugares diferentes, fazer novas amizades e ter novos hábitos, normalmente destrutivos.

Após conseguir passar pelo período de desintoxicação é necessário buscar refazer ciclos antigos ou novos ciclos, que não o prejudiquem de alguma forma a sua vida e a sua vontade de parar de usar drogas.

Busque novos prazeres, novas atividades e hobbys que mantenham sua mente livre de vontades que, provavelmente, irão surgir.

Dependência química não possui cura

Infelizmente, não possui uma cura para dependência química, pois as alterações que as drogas fazem no cérebro estarão sempre ali. O que acontece é o tratamento e controle da doença.

Mesmo pessoas que passam anos sem usar drogas podem ter problemas com a recaída e o mesmo padrão de consumo, pois a memória das drogas estão ali.

Embora não possua cura, vale muito a pena tentar, afinal, muitas pessoas passam por diversos problemas por causa do vício, incluindo perder a família e a dignidade.

Quanto mais efetivo o tratamento para tentar parar, melhor.

Internação é a melhor solução?

Sem que sejamos repetitivos, o vício de drogas é um assunto bastante sensível. Por isso, é fundamental que quem queira sair ou ajudar alguém a sair dessa, conte com todo suporte necessário. Desta forma, a trajetória fica um pouco mais leve.

A melhor opção para um adicto é o tratamento em uma clínica de recuperação. Embora exista muita resistência, caso você opte por uma boa clínica, esses ambientes oferecem um tratamento isolado, acompanhamento especializado e muitas outras vantagens.

Vantagens de uma clínica de reabilitação

Existem alguns benefícios e peculiaridades que só uma boa clínica de reabilitação pode oferecer.

  • Suporte de equipe especializada multidisciplinar

Estando em um ambiente que ofereça todo o suporte físico e mental para a libertação de vício de drogas, a tarefa de libertar-se do consumo fica mais fácil, não é mesmo? É exatamente isso que uma clínica de reabilitação faz: oferece médicos em conjunto com uma equipe multidisciplinar para acompanhar cada um dos usuários de maneira individualizada.

Estando acompanhado nos momentos mais críticos do processo, o adicto poderá entender a abstinência que seu organismo sente, os efeitos que a ausência de droga traz para sua mente, como lidar com a situação, os estragos que isso traz para a família e vários outros detalhes.

  • Grupos de apoio

Passar pela internação ao lado de outras pessoas que vivenciam a mesma luta também pode facilitar bastante. Isso acontece porque os usuários entendem que não estão sozinhos nessa e percebem que outras pessoas passam pelos mesmos conflitos e dilemas.

  • Infraestrutura

A infraestrutura oferecida é outra vantagem que deve ser considerada. Essa é uma forma de fazer com que o adicto se sinta bem e, ao mesmo tempo, permaneça longe de todas as “tentações mundanas”.

Pode parecer bobagem, mas essa ainda é uma das maneiras mais eficientes de fazer com que o corpo fique livre dos efeitos, longe das recaídas e se acostume com uma nova rotina.

É importante escolher um tratamento correto

Cada tratamento tem sua própria taxa de efetividade e, principalmente, cada um se adapta a uma realidade diferente, partindo do princípio que cada adicto tem as suas individualidades. Assim, conhecer e escolher o tratamento mais adequado pode influenciar diretamente nas suas chances de sucesso.

Mesmo um tratamento com mais eficácia comprovada pode não surtir o efeito desejado se não for escolhido de acordo com as necessidades e com o perfil específico do dependente. Isso só é possível ao se informar bem sobre esses tratamentos, de modo que possa ter uma vida livre das drogas.

É por conta disso que o tratamento da dependência química precisa ser uma decisão tomada com cuidado e planejamento para que as chances de sucesso e eficácia do tratamento sejam alcançadas.

Por conta de todas as metodologias acima citadas, podemos finalizar afirmando que a maneira mais rápida, completa e eficaz para se fazer o tratamento de recuperação contra as drogas é através da Internação do dependente em uma Clínica de Recuperação.

Agora que você já sabe melhor que não é tão fácil se livrar do vício das drogas sozinho, considere outras possibilidades e conheça as clínicas de reabilitação mais próximas de você. Para continuar se informando assine a nossa lista e não esqueça de deixar o seu comentário abaixo.

Compartilhe esse post

Relacionados

Deixe seu cometário

12 respostas para “É possível se livrar do vício de drogas sozinho? Entenda tudo”

  1. Avatar Paulo Farias disse:

    Muito bom… Informações de suma importância.

  2. Artigo muito bacana. Eu acabei de localizar o teu site e queria expressar que de fato os teus post são ótimos. Felicidade.

  3. Avatar Jan Brevo disse:

    Post bastante bacana. Eu acabei de encontrar o seu site e gostaria de falar que de fato os teus artigos são ótimos. Até mais.

  4. Avatar Brant Beabout disse:

    Texto bacana. Eu acabei de achar o seu site e queria falar que de fato os seus artigos são sensacionais. Até mais abraço.

  5. Informação valiosa. Para minha alegria que localizei o seu website por sorte, e estou muito alegre com o que eu li aqui. Até mais abraço.

  6. Avatar Lester Waldie disse:

    Opa! Eu seria capaz de jurar que já estive neste site antes, mas depois de ler o seu artogo eu percebi que é sensacional para mim. Felicidades abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Avatar Paulo Farias disse:

    Muito bom… Informações de suma importância.

  • Artigo muito bacana. Eu acabei de localizar o teu site e queria expressar que de fato os teus post são ótimos. Felicidade.

  • Avatar Jan Brevo disse:

    Post bastante bacana. Eu acabei de encontrar o seu site e gostaria de falar que de fato os teus artigos são ótimos. Até mais.

  • Avatar Brant Beabout disse:

    Texto bacana. Eu acabei de achar o seu site e queria falar que de fato os seus artigos são sensacionais. Até mais abraço.

  • Informação valiosa. Para minha alegria que localizei o seu website por sorte, e estou muito alegre com o que eu li aqui. Até mais abraço.

  • Avatar Lester Waldie disse:

    Opa! Eu seria capaz de jurar que já estive neste site antes, mas depois de ler o seu artogo eu percebi que é sensacional para mim. Felicidades abraço.

  • Comece agora a mudança na sua vida

    entre em contato com nossa equipe