Setembro Amarelo é tempo de ouvir

por Tauama de Moraes
CRP 11 - 07100

O mês de setembro, vivenciado com o lema Setembro Amarelo, começou nos Estados Unidos por ocasião da morte do jovem Mike Emme de 17 anos, em 1984.

Mike restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo e por isso, no dia de seu velório, seus pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas contendo frases de apoio às pessoas que enfrentavam problemas emocionais.

No Brasil, Setembro Amarelo é uma campanha iniciada em 2015, tendo sido escolhido o mês de setembro porque, desde 2003, no dia 10 é comemorado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

As situações que levam a esse trágico final podem surgir de tristeza profunda, que pode evoluir para depressão, bem como do uso de drogas, tão frequente entre os jovens. Falar é a melhor solução, sempre.

Falar permite que familiares e amigos fiquem atentos aos sintomas e possam interferir no resultado. E aquele que se disponibiliza a ouvir demonstra cuidado, proteção e amor.

Sobre a escuta, se encaixa a frase – “O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: ‘Se eu fosse você’. A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito”.

A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa” (Rubem Alves). Escutar com paciência, oferecendo o tempo que o outro necessita. Escutar, sem emitir juízo de valor. Ouvir com atenção. E acolher, acolher e assim proteger.

Para os casos das pessoas em situação de risco é ainda mais importante o apoio de familiares e amigos, assim como o acesso a serviços de atendimento à saúde mental com tratamento e acompanhamento realizado por profissionais qualificados, como médicos e psicólogos.

A par disso, setembro é o mês da primavera, do latim primo vere, no começo do verão. Os dias são mais longos e quentes, os animais se reproduzem e constroem ninhos.

As borboletas e abelhas voam de flor em flor em busca do néctar. A natureza veste-se de flores e perfumes variados. A vida se renova num colorido poético. É o amor de Deus em sua infinita bondade.

Por tudo isso, não há período mais propício do que setembro para proclamar o amor, escutando, protegendo e cuidando do outro para prevenir o infortúnio daqueles que pensam em deixar a vida. Que sejamos iluminados nessa difícil tarefa!

Autora: Mara Bastos

Compartilhe esse post

Relacionados

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece agora a mudança na sua vida

entre em contato com nossa equipe