Setembro Amarelo: a presença de álcool e outras drogas nas cenas de suicídio

por Tauama de Moraes
CRP 11 - 07100

O uso de álcool e outras drogas são comumente relacionados aos casos de suicídio. Uma pesquisa da Universidade de Brasília, concluiu que de 780 pessoas que tiraram a própria vida, 44% usavam substâncias psicoativas.

Em setembro acontece a campanha do Setembro Amarelo e com o intuito de conscientizar sobre a relação entre suicídio e o uso de substâncias químicas nós fizemos esse post. Confira! 

O que é a campanha do Setembro Amarelo?

A campanha do Setembro Amarelo foi criada com o intuito de conscientizar e alertar as pessoas sobre os riscos de suicídio e assim prevenir e reduzir os casos.

Ela existe desde 2014 e é organizada nacionalmente pela Associação Brasileira de Psicologia junto com o Conselho Federal de Medicina.

Para que as pessoas se conscientizem de que não estão sozinhas e de que tirar a própria vida não é uma solução, é muito importante que todos nós saibamos da importância e trabalhemos com a conscientização.

Estudo da Universidade de Brasília indica que 44% das pessoas que cometeram suicídio consumiram álcool e outras drogas antes do ato

A UnB realizou um estudo em que analisou 1.088 casos de suicídio. Desse total, em 780 indivíduos foi realizado exame toxicológico.

Os resultados foram de que dessas 780 pessoas, 44% testaram positivo para substâncias psicoativas e dessa porcentagem 72% apenas álcool, 22% com drogas além do álcool, principalmente cocaína (22%).

A pesquisa também demonstra que indivíduos dependentes de substâncias químicas possuem em média duas vezes mais chances de tirar a própria vida do que pessoas não dependentes. 

Com o resultado desse estudo, também percebemos que os brasileiros passam dos Estados Unidos em relação ao uso de substâncias químicas em casos de suicídio, pois o álcool está em cerca de 22% do total dos casos por lá.

Outros dados importantes desse estudo são:

84% das pessoas que tiraram a própria vida são homens

55% são pessoas com idade entre 30 e 59 anos

35% são pessoas mais jovens, com idade entre 18 e 29 anos

Mas afinal, o que o álcool e outras drogas têm a ver com o suicídio?

Com esse estudo nós pudemos ter um pouco de ideia do como o consumo de substâncias químicas está conectado as cenas de suicídio, tornando-se assim um perigo concreto. Para tornar tudo ainda mais complicado, já sabemos que os jovens passam a consumir álcool cada vez mais cedo.

De acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), normalmente as crianças de apenas 12 anos consomem álcool pela primeira vez, isso pode acontecer sozinho, com amigos, festas ou com os próprios pais. No entanto, nenhum consumo de álcool por adolescentes é seguro, independente do volume.

A dependência química pode desencadear diversos problemas mentais, como depressão e ansiedade, mas também piorar sintomas de outras condições mentais, por exemplo, esquizofrenia. Além disso, a própria dependência química é considerada um transtorno mental pela Organização Mundial da Saúde. 

Ideação suicida

A ideação suicida ou pensamentos suicidas é pensar sobre tirar a própria vida, mesmo que seja apenas considerar ou planejar todos os detalhes. 

O que pode fazer uma pessoa querer cometer suicídio?

Diversos fatores podem desencadear a intenção de cometer suicídio. Isso acontece por causa de transtornos mentais e emocionais, ou seja, equilíbrio psíquico e estado de espírito. 

Além disso, muitas pessoas ligam o suicídio a depressão, no entanto, outros transtornos também podem estar associados como esquizofrenia, transtornos de personalidade ou o uso de drogas.

Pessoas que passam por traumas como abuso infantil, bullying, términos, não aceitação da sexualidade ou falecimento de entes queridos também podem ter pensamentos suicidas. 

De toda forma, não existe uma medida para definir que tipo de acontecimento pode causar a ideação suicida, afinal, cada pessoa lida com os seus monstros internos e algo que possa não parecer grande coisa para você pode ser um grande trauma para outra pessoa.

Sinais de ideação suicida

Você pode ajudar uma pessoa próxima que esteja com pensamentos suicidas. Embora deva sempre buscar ajuda profissional, é importante que alguém que perceba certos comportamentos ou falas ajude. O diálogo é uma importante ferramenta para impedir que alguém tire sua própria vida.

Veja alguns sinais:

  • Falta de esperança e sentimento de estar estagnado
  • Alterações de sono
  • Alterações constantes de humor
  • Melhora súbita após um quadro de depressão
  • Viver situações de risco desnecessárias e acidentes improváveis
  • Falar sempre de coisas do passado como se a vida estivesse acontecido apenas ali
  • Usar tom de despedida, como se estivesse dizendo adeus, ou claramente dizer adeus
  • Expressar-se de maneira ruim sobre a vida, por exemplo, falando frases como: “era melhor não ter nascido” “alguém se importaria se eu morresse?” “todos estariam melhor sem mim”

Essas são só algumas ideias de sinais que podem surgir quando uma pessoa está propensa a cometer suicídio. Esses sinais podem vir em conjunto e, se isso acontecer, você deve ficar em alerta.

O que fazer se uma pessoa próxima apresenta sinais de suicídio?

Normalmente, antes das pessoas cometerem suicídio dão sinais claros para a família e amigos, por isso, caso perceba que uma pessoa próxima está dando esses sinais, aqui vão algumas dicas:

Não duvide de que a pessoa irá realmente cometer suicídio, pois se uma pessoa diz isso, ela deve ser levada a sério, mesmo que pense se trata de uma brincadeira.

Ao perceber qualquer sinal que listamos acima, procure ajuda profissional, por exemplo, psiquiatras ou psicólogos, pois eles ajudarão a tomar as providências ideais. Além disso, deve ficar de olho e estar disposto a ouvir e ajudar a pessoa.

Quando a dependência química está associada aos sinais, é importante buscar uma ajuda profissional específica para o tratamento, claro, contando com psiquiatras, psicólogos e demais profissionais capacitados.

Conhece alguém que esteja com ideias suicidas e use drogas? Clique aqui e fale com a Casa Despertar.

Compartilhe esse post

Relacionados

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece agora a mudança na sua vida

entre em contato com nossa equipe