Quando a dependência química interfere com mais intensidade e frequência no dia a dia, o padrão de convivência com a família muda, a disciplina está seriamente comprometida, horários, deveres, compromissos, relacionamentos, crescimento profissional e acadêmico ficam em segundo plano, o sono passa a ser irregular, ocorre a troca do dia pela noite, má alimentação e comprometimento financeiro, ideias desestruturadas e fixas são perceptíveis, porém, a pessoa ainda tem consciência de seus atos e de que ela precisa mudar. Podemos classificar o nível de dependência como moderado e o método de tratamento indicado é a INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA.
Neste estágio, normalmente há pré-disposição ao tratamento, pois o dependente tem a consciência de que abuso de drogas está afetando seus relacionamentos sociais, afetivos e profissionais. Tratar a dependência química neste estágio é de grande importância para evitar a progressão da doença.
Internação Voluntária
A internação voluntária, como o próprio nome diz, é aquela realizada com o consentimento do adicto, o qual deve assinar uma declaração de que é de sua espontânea vontade ser internado em uma clínica de tratamento para dependência química.
Assim, essa modalidade de internação acontece quando há uma solicitação formal do dependente ou do médico responsável pelo acompanhamento do caso.
Projeto Terapêutico
Saiba como funciona nosso tratamento COM INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA
Nesses casos o cliente é internado por período de 90 a 120 dias para que seja afastado de situações ou pessoas que possam incentivar o uso de drogas. Na internação voluntária, o cliente tem 24 horas de assistência profissional qualificada, onde o foco será a reabilitação e reinserção social através de uma rotina com atividades terapêuticas frequentes.
O Projeto Terapêutico é fundamentado em técnicas e dinâmicas terapêuticas comprovadamente eficazes para o tratamento. A metodologia abrange a assistência multidisciplinar, dando o suporte necessário ao paciente e seus familiares. O cliente inicia o tratamento e logo passa por desintoxicação com medicamentos que reduzem as crises de abstinência. Também são realizadas atendimentos de psicoterapia individuais e grupais, aconselhamento individual e com dinâmicas em grupo, consultas médicas, avaliação psiquiátrica, avaliação nutricional e outras atividades do cronograma estruturado. Ao final desta etapa há a ressocialização, no qual o cliente é preparado para voltar para o convívio junto com a sua família em sua própria casa. Após este período, o cliente dá sequência em sua recuperação com o atendimento ambulatorial.
Como funciona
Etapas do tratamento
etapa 1
Acolhimento
Conhecer o cliente, saber sobre suas queixas, relações sócio familiares e laborais. E determinante para a realização de excelente tratamento.
etapa 2
Avaliação Clínica Completa
Na primeira consulta médica realizada na admissão, o medico realiza anamnese, solicita exames laboratoriais de admissão e realiza exame físico completo para oferecer segurança e suporte clinico ao cliente.
etapa 3
Avaliação Psiquiátrica
Através de exame mental, a avaliação psiquiátrica e fundamental para diagnostico da situação mental. Após a avaliação haverá uma proposta de tratamento e orientações fundamentais.
etapa 4
Elaboração de Plano terapêutico singular (PTS)
O PTS é um conjunto de intervenções terapêuticas que têm como objetivo facilitar o acesso do cliente as atividades terapêuticas individuais ou grupais de necessidades especificas e monitorarando o seu desenvolvimento no tratamento.
etapa 5
Conscientização
O auto conhecimento é fundamental para a compreensão do cliente sobre a sua condição, seus limites em relação às suas tendências e inclinações. Devendo terminar o tratamento com um projeto de vida.
etapa 6
Acompanhamento Multidisciplinar
O acompanhamento é realizado por equipe multidisciplinar especializada com gerenciamento de casos, monitoramento e avaliação continua. A evolução terapêutica do cliente é coordenada de forma integrada entre a equipe
etapa 7
Ressocialização
Na fase de ressocialização é trabalhada a reintegração do cliente ao convívio social, retomada do vínculo afetivo com a família e autonomia para a vida em comunidade.
Perguntas frequentes
-
Qual é o tempo de tratamento?
Depende da particularidade do paciente, após um período inicial de tratamento é traçado um programa individualizado, onde o mesmo irá evoluir entre as fases de desintoxicação, conscientização e reinserção social, buscando o tempo necessário para o aprendizado e início da prática do “Programa de Doze Passos”.
-
Como podemos ter contato com o paciente?
Por telefone: os residentes poderão conquistar o direito ao telefonema semanal conforme sua evolução no tratamento e adesão as regras da instituição.
Por carta: os pacientes poderão enviar e receber cartas desde o primeiro dia de tratamento, uma vez por semana; conforme avaliação da equipe;
Visitas: Acontecem quinzenalmente, mensalmente ou com agendamento prévio, dependendo do tipo de internação. -
Quais os documentos e materiais necessários para a internação?
Documento original com foto ou Certidão de Nascimento;
Cartão do plano de saúde, se for o caso.
1 Calça
1 Camisetas ou camisas
4 Bermudas sem cordão
4 Cuecas
1 Par de Meia
1 Par de tênis para atividade física
1 Par de chinelo
2 Toalhas
1 Travesseiro
1 Kit de Material de Higiene (Inicial – 01 unidade de cada)
Unidade Fazenda Sorriso
Donec tristique tincidunt porttitor. Duis venenatis leo at tincidunt volutpat. Suspendisse consequat eu nulla quis porttitor. Mauris consectetur placerat enim.
conheça a unidade