Por que assistir à série “Onde está meu coração”, se tem um dependente químico na família? Confira

por Tauama de Moraes
CRP 11 - 07100

Por que assistir à série Onde está meu coração se tem um dependente químico na família? Confira

A série Onde Está Meu Coração é uma produção do GloboPlay que trata sobre a vida de uma dependente química e a relação com a família. Por isso, hoje nós vamos falar por que assistir à série se tem um dependente químico na família.

Onde está meu coração?

Onde está meu coração é uma minissérie da Globo, disponível no GloboPlay. Nela acompanhamos a história de Amanda, uma médica, da classe alta, que certa vez resolveu experimentar o crack.

Daí é só ladeira abaixo. As atitudes de Amanda fazem com que a família comece a desconfiar que há algo errado e acabam descobrindo que ela já está viciada.

Acompanhamos a família buscando uma maneira de ajudar, enquanto Amanda se envolve em diversas situações.

Confira o trailer:

Por que assistir Onde Está Meu Coração se tem um dependente químico na família?

Entender que a dependências chega para todas as classes

Nós costumamos pensar que a dependência química chega apenas para uma pequena parcela da sociedade, a menos favorecida. No entanto, ela pode acontecer facilmente para a classe média e alta, inclusive, em pessoas com bons empregos e aparentemente com a vida resolvida financeiramente.

Se você acompanhou a série ou acompanha a Casa Despertar, sabe que as drogas só precisam de uma brecha para se tornar algo muito maior e pior.

A série traz essa quebra de estereótipo que as pessoas possuem de usuários de drogas. Além disso, consegue conscientizar sobre a crença de que vício é escolha ou falta de vontade.

Podemos acompanhar ainda o reforço de que a dependência química é uma doença legítima e que deve ser tratada.

Aspectos cruciais para o entendimento do vício

A série traz tanto os aspectos do vício, quanto as questões psicológicas, que facilitam a vulnerabilidade para as drogas.

A devastação da família

Ao abordar as situações em que a família precisa enfrentar por causa do vício de um membro, a série também relata, com muita delicadeza, as ações que vão causando as reações de cada um.

Ela traz um panorama completo de como a dependência química afeta todas as pessoas próximas, por exemplo, enfraquecendo essas relações.

O efeito da dependência química não recai apenas sobre o dependente, mas sim para todos que o cercam. No entanto, a maneira sobre como a família lida com isso também vai ser muito importante para enfrentar a situação.

Decadência física e moral

Na série, principalmente na relação da personagem com a irmã, percebemos com mais clareza a decadência física e moral da personagem.

O quanto é fundo esse poço e como é difícil se reerguer

Nós seguimos a personagem por uma longa decida pelo poço, que é bem profundo, mas também acompanhamos o quanto pode ser difícil se reerguer. Além disso, percebemos que a persistência da família é crucial, mesmo que pareça muito difícil. 

Não podemos esquecer da história do Fábio Assunção

Um dos coadjuvantes da série é Fabio Assunção, que enfrenta problemas com a dependência química há 15 anos. Em meio a tantos altos e baixos da dependência química, Fábio viveu muita coisa na pele e traz essa experiencia para a série também. O ator foi o único da série a receber o roteiro de todos os capítulos e até ajudou os criadores a entenderem mais sobre o vício.

Até mesmo levou a Leticia Colin, atriz que interpreta Amanda, para encontros de dependentes para entender mais todo o drama envolvido na dependência.

A série busca abordar a doença de maneira menos marginalizada, por uma ótica diferente da que encontramos escancaradas nas ruas da cidade.

A Casa Despertar indica “Onde está meu coração”?

Aqui na Casa Despertar convivemos com adictos diariamente, mas também com as famílias. Nós já ouvimos muitas histórias, como também já tivemos as nossas.

Existem diversas versões de fundo do poço, mas a descida com a dependência é quase inevitável. Por isso a família e a busca por tratamento são tão importantes.

Vocês não estão sozinhos

Se sua família passa por esse tipo de situação, já sabe da importância de buscar conhecimento a respeito da dependência química. Embora nem todos os filmes e series sejam indicados para acompanhar, alguns podem ser muito interessantes, como essa série.

Isso acontece porque pode ajudar a família a entender que não é um problema isolado, pois a maioria das famílias enfrenta os mesmos tipos de desafios. Além disso, precisam ter persistência, paciência e até mesmo tentar todas as possibilidades para recuperar um filho, marido ou pai.

Essas series bem ambientadas, feitas com base em pesquisas e histórias reais podem enriquecer seu conhecimento sobre a dependência química. Por isso, nós indicamos para você e sua família a série Onde Está Meu Coração.

Você também pode conferir aqui a lista de filme que nós indicamos anteriormente. Acesse aqui.

Compartilhe esse post

Relacionados

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece agora a mudança na sua vida

entre em contato com nossa equipe