Câncer de próstata: hábitos para ajudar a prevenir
CRP 11 - 07100
O câncer de próstata é um dos tipos de câncer que mais afeta homens, onde o Instituto Nacional do Câncer – INCA, acredita que cerca de 9 a cada 10 homens serão diagnosticados com a doença durante a vida. Portanto, é muito importante falar sobre o câncer de próstata, principalmente as formas de preveni-lo.
O que é próstata?
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor do homem, localizada abaixo da bexiga e sua função é bem importante. Ela é a responsável por produzir o líquido prostático que se uni ao líquido seminal para proteger, nutrir e ajudar os espermatozoides a se locomoverem. Além disso, ela também se contrai no momento da ejaculação fechando a uretra para barrar a urina e o sêmen passar.
O câncer de próstata
O câncer é o resultado de uma mutação genética, que acontece quando o DNA de uma célula recebe instruções equivocadas em suas atividades, ocorrendo em genes especiais, chamados proto-oncógenes, que em células normais a princípio são inativos. Quando os proto-oncógenes são ativados, passam a ser oncógenes e são responsáveis por transformar células normais em células cancerosas. Essas células se proliferam e se transformam em um tumor visível, mas esse processo normalmente acontece lentamente, podendo levar anos.
O câncer de próstata pode evoluir de forma rápida, como também se espalhar para outros órgãos, no entanto, ele normalmente leva cerca de 15 anos para crescer 1cm² e muitos homens podem nunca descobrir a doença em vida. Por isso os exames periódicos para identificar a aparição de tumores são tão importantes, principalmente porque quanto antes descobertos, mais chances de cura o paciente possui.
O que aumenta o risco de contrair câncer?
A idade
A idade é um fator importante, principalmente porque a maioria dos casos de incidência e mortalidade aumentam depois dos 50 anos.
Família
Quando se tem um parente de primeiro grau, pai ou irmão, diagnosticado antes dos 60 anos, existem grandes chances de também ser acometido pela doença. Isso pode estar relacionado com fatores hereditários, mas também a maus hábitos familiares.
Obesidade
A obesidade, ou seja, excesso de gordura corporal, também aumenta as chances de câncer de próstata avançado.
Exposição a componentes químicos
A exposição a componentes químicos como arsênio, aminas aromáticas, produtos de petróleo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, motor de escape de veículos, dioxina e fuligem podem estar associadas ao desenvolvimento de câncer de próstata.
Sintomas do câncer de próstata
O câncer de próstata possui uma evolução rasteira, podendo um paciente nunca apresentar sintomas ou apresentar sintomas parecidos com o crescimento benigno da próstata, por isso mais uma vez salientamos a importância dos exames periódicos, pois as duas provocam a compressão da uretra e, nos primeiros estagios, os mesmos sintomas.
Os sintomas iniciais incluem vontade de urinar frequente durante o dia ou a noite e dificuldade de urinar, em estado avançado os sintomas incluem dor óssea, insuficiência renal e até infecção generalizada.
Fonte: INCA.
Hábitos que ajudam a prevenir o câncer de próstata
Prática de atividades físicas
A prática de atividades físicas ajuda a manter o peso corporal adequado. Isso não quer dizer que você precisa entrar para a academia, malhar uma hora por dia, mas apenas ser mais ativo. Até mesmo o ato de trocar o elevador por escadas pode ajudar. Além disso, exercícios regulares ajudam a equilibrar os níveis de hormônio no organismo.
Alimentação saudável
Quanto a alimentação, também não precisa parar de comer o que gosta, mas precisa começar a comer alimentos mais saudáveis, que ajudam a saciar a fome e em quantidades menores. Enriqueça sua dieta com alimentos naturais como legumes, frutas, integrais, verduras e leguminosas, como feijão.
Também é importante evitar alimentos processados, refrigerantes e álcool.
Detecção do câncer de próstata
A detecção de câncer de próstata pode ser feita de duas maneiras diferentes: pelo exame de toque retal e pelo exame de PSA.
O exame de PSA diagnostica a quantidade de proteína produzida pela próstata através de um exame de sangue. Quando os níveis dessa proteína estão altos, pode ser um indício de câncer de próstata, no entanto, para confirmar é necessário fazer outros exames.
No exame de toque retal, o médico analisa a estrutura, tamanho e forma da próstata. Havendo alterações, o médico também pode solicitar exames para confirmação, visto que outras condições também podem ocasionar o aumento da glândula.
O câncer, normalmente tem o diagnóstico comprovado por uma biopsia do tumor.
Quando fazer os exames?
Indica-se que homens em geral devem fazer os exames a partir dos 50 anos, já homens que possuem parentes de primeiro grau diagnosticados com a doença, devem realizar os exames a partir de 45 anos. Nos dois casos, o exame deve ser feito pelo menos uma vez ao ano.
Mantendo esses hábitos saudáveis e evitando o uso de álcool e outras drogas, prevenirá o câncer de próstata, mas lembramos que prevenir não tira a necessidade de fazer os exames para diagnosticar.
Quer saber qual a relação entre álcool e câncer de próstata? Clique aqui e confira.
Deixe uma resposta