A perturbação emocional não é causada pelas situações, mas pela Interpretação dessas situações

por Tauama de Moraes
CRP 11 - 07100

Epícteto, filósofo estóico século I d.C.

TREC (Terapia Racional Emotiva Comportamental)

Em 1955, Albert Ellis doutorou-se em psicologia clínica pela NYU (New York University) ele é o criador da terapia racional emotiva comportamental.

Posteriormente, Albert Ellis foi o fundador e presidente emérito do Albert Ellis Institute, na cidade de Nova Iorque. Ellis tinha treinado como um psicólogo clínico.

Quando tratou pacientes, tornou-se cada vez mais insatisfeito com os resultados oferecidos pela tradicional terapia psicanalítica.

Como chegou-se a essa conclusão

Ele observou que, enquanto seus pacientes eram capazes de se tornarem conscientes dos seus problemas subjacentes, o seu comportamento não realmente mudava.

Na década de 1950, Ellis tinha começado a experimentar outros tipos de psicoterapia e foi fortemente influenciado por filósofos e psicólogos, incluindo Karen Horney e Alfred Adler, bem como o trabalho dos terapeutas comportamentais.

O objetivo de Ellis foi o desenvolvimento de uma abordagem orientada para a ação e a psicoterapia projetada para produzir resultados, ajudando os clientes a gerenciar suas emoções, cognições e comportamentos.

No início, a terapia racional emotiva comportamental era muito simples e talvez por isso inicialmente não tenha alcançado a popularidade que acabou alcançando depois.

Trata-se de um método de psicoterapia breve que tem a intenção de ajudar as pessoas a conseguir uma intensa mudança profunda, especialmente a nível emocional.

O Modelo ABC

Ellis sugeriu que as pessoas erroneamente culpam eventos externos para a infelicidade.

Ele argumentou, no entanto, que é a nossa interpretação desses eventos que realmente se situa na causa do nosso sofrimento psíquico.

Para explicar este processo, Ellis desenvolveu o que ele se referiu como o modelo ABC:

A – A ativação do evento: Alguma coisa acontece no ambiente ao seu redor.

B – Crenças: Você mantém uma crença sobre o evento ou situação.

C – Consequência: Você tem uma resposta emocional a sua crença.

 PORTANTO, pensar produz sentimentos que por sua vez dá origem a atos

Basicamente essa é a ideia da teoria de Albert Ellis que a Fundação Hazelden difundiu dentro do tratamento da dependência química através de textos que se tornaram referências em todo o mundo, como; dependência química uma doença aceitável, perfeccionismo, raiva, luto entre tantos outros.

A Hazelden Fundadion é a maior provedora de tratamento sem fins lucrativos dos EUA, com um legado que começou em 1949 e inclui a fundação em 1982 do Betty Ford Center.

Com 17 sedes espalhadas na Califórnia, Minnesota, Oregon, Illinois, Nova York, Flórida, Massachusetts, Colorado e Washington, a Fundação oferece soluções de prevenção e recuperação em todo o país e atendimentos para jovens e adultos.

Singularmente focada no problema do vício, a Fundação inclui: maior editora de recuperação do país, uma pós-graduação totalmente credenciada de estudos de dependência, um centro de pesquisa de dependência.

Dessa forma, foi compreendido de onde vinham as reações e como o dependente poderia ser tratado de forma mais eficaz.

Autor:

Jean Pierre Alvim
Gerente unidade fazenda Sorriso

Compartilhe esse post

Relacionados

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece agora a mudança na sua vida

entre em contato com nossa equipe
WhatsApp chat