Transtornos mentais e suicídio, qual a relação? Veja aqui

por Tauama de Moraes
CRP 11 - 07100

Muitos brasileiros sofrem com transtornos mentais, como a depressão, ansiedade e dependência química. No entanto, será que esses transtornos possuem alguma relação com suicídio? Veja aqui.

O que são os transtornos mentais?

É chamado de transtorno mental qualquer condição que altere o funcionamento do comportamento, emocional e até intelectual de um indivíduo. Embora o termo ainda carregue muito tabu, os transtornos mentais se tornam mais comuns a cada ano. Com a pandemia tudo foi ainda mais agravado.

Falando de números, o Instituto Ipsos fez uma pesquisa, onde 53% dos entrevistados disseram que sua saúde mental e emocional piorou desde o começo da pandemia. Afinal, precisamos ficar longe das pessoas de nosso convívio, tivemos que lidar com uma doença séria e ainda criar hábitos. 

Além disso, nós fomos considerados pela OMS, como a população mais ansiosa do mundo, mas também ficamos em quinto lugar, quando o assunto é depressão.

A OMS também nos colocou na primeira posição de ansiosos, afinal, mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com esse problema.

Quais os tipos de transtornos mentais?

Vamos trazer alguns transtornos mentais aqui que você, provavelmente, já ouviu falar, mas outros dos quais você nem imagina, caso não façam parte do seu convívio social.

Transtorno de Ansiedade Generaliza – TAG

A ansiedade é um sentimento comum e a maioria de nós sente em algumas situações, por exemplo, quando estamos prestes a fazer uma prova ou passar por uma entrevista de emprego. No entanto, o TAG é quando essa ansiedade atinge níveis altíssimos e passam a ser uma preocupação constante e exagerada, até mesmo de situações convencionais.

Dependência química

Se você não acompanha nosso blog, provavelmente não sabia que a dependência química também é um transtorno mental. Isso acontece porque ela causa alterações no emocional e no comportamento. Um agravante é que a dependência química é uma doença primaria, ou seja, pode favorecer o surgimento de outros transtornos mentais, assim como outras doenças.

Já falamos também sobre a relação entre suicídio e uso de drogas.

Depressão maior

A depressão também causa alterações de humor, normalmente com uma tristeza sem fim, desinteresse mesmo nas coisas que gostava e uma persistente desesperança e pessimismo.

As pessoas que sofrem de depressão podem ter seu sono e humor alterados, assim como sensação constante de inutilidade. Por isso que é muito comum que pessoas depressivas pensem e falem coisas como “ninguém sentirá minha falta”, pois é realmente o que sentem.

Quando em uma fase mais séria a depressão pode ser altamente incapacitante.

Esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno delirante ou psicótico, responsável por alterar a competência de como uma pessoa pensa, age, sente e se comporta.

Esse transtorno mental é conhecido por experiências e pensamentos fora da realidade, assim a pessoa se comporta de maneira que não condiz com a situação, por exemplo, com frases e ações desconexas.

A esquizofrenia não possui uma causa exata, no entanto, fatores como alteração química nas estruturas do cérebro (como a dependência química), ambiente e genética podem influenciar no desenvolvimento da doença.

Transtornos mentais e o suicídio

Um dos principais agravantes relacionados aos transtornos mentais é de que as pessoas muitas vezes não buscam ajuda. Alguns transtornos podem ser facilmente identificados, como a esquizofrenia, no entanto, outros podem ser muito silenciosos.

Isso, na verdade, acaba sendo um agravante, pois a pessoa acaba carregando o peso sozinha, chegando muitas vezes ao ponto de tirar a própria vida.

Números relacionados a transtornos mentais e suicídio

Cerca de 12 mil pessoas cometem suicídio por ano no país, sendo um grave problema de saúde pública, afinal, ficamos apenas atrás dos EUA nesse quesito.

A depressão também pode trazer uma visão destorcida da realidade, junto com o pessimismo, dificuldade de sair da situação, além de poder também trazer a ideação de suicídio e morte.

Segundo Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina, a esquizofrenia pode aumentar em 10 vezes o risco de suicídio. Sendo que 50% dos esquizofrênicos podem tentar tirar a própria vida no curso da doença, principalmente, nos anos iniciais.

Quando falamos de dependência química os riscos também são altos, pois a combinação de drogas, como cocaína e álcool, aumenta a possibilidade de ideação suicida. Assim como o uso de drogas pode agravar outros transtornos mentais.

Sinais de alerta sobre suicídio

O suicídio normalmente vem depois de um longo processo de transtorno mental, por isso, é algo que muitas vezes pode ser evitado.

Sinalizações verbais e agora nas redes sociais, são muito comuns. No entanto, normalmente, vem depois dos sinais da própria doença. Essas pessoas muitas vezes falam ou publicam nas redes sociais que querem morrer, ou mesmo, que ninguém sentiria sua falta ou que não consegue continuar. 

Desta forma, é importante sempre observar as pessoas ao redor e buscar ajudar caso note sintomas de transtornos mentais. A maioria desses transtornos podem ser tratados e controlados. 

Assim, você pode literalmente salvar uma vida com a sua ajuda. Para pedir ajuda, você pode ligar no número 188, para o Centro de Valorização da Vida.

Compartilhe esse post

Relacionados

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece agora a mudança na sua vida

entre em contato com nossa equipe