5 sinais de alcoolismo para ficar de olho

por Tauama de Moraes
CRP 11 - 07100

Existe uma grande diferença entre uma cervejinha na sexta após o expediente ou no churrasco de domingo com os amigos, para a dependência de álcool. É preciso entender quando essa linha é cruzada, por isso, nós vamos falar hoje sobre 5 sinais de alcoolismo para ficar de olho.

Antes de ver os sinais de alcoolismo, você precisa saber o que é 

O alcoolismo é a dependência de álcool. Por sua vez, a dependência se caracteriza pela vontade sem controle de consumir uma substância.

A Organização Mundial da Saúde, classifica o alcoolismo como uma doença. Além disso, é uma doença crônica, progressiva e primaria.

Explicando melhor, o alcoolismo recebe essa classificação porque não possui uma cura, tende a piorar com o tempo e pode causar diversas outras doenças.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, de 85 mil mortes causadas por ano, 100% possuem relação com o consumo de álcool nas Américas. Assim, é preciso observar e ajudar pessoas que dão sinais de desenvolvimento dessa doença. 

5 sinais de alcoolismo

Bebe por qualquer razão

Quem não possui nenhum tipo de dependência, normalmente, bebe em situações festivas, como aniversários, réveillon ou num happy hour com os amigos do trabalho. No entanto, quando alguém é alcoolista, não precisa de uma razão para beber.

Pessoas dependentes de álcool encontram desculpas para consumir sua bebida e com o passar do tempo nem buscam mais essas desculpas, apenas bebem quase todos os dias ou todos os dias da semana.

Dificuldade para parar de beber

Talvez você já tenha ouvido “fulano quando começa a beber não sabe parar”. E isso é um sinal de que pode ser alcoolismo. Quando alguém consome álcool e em algum momento se sente cheio ou para de beber quando ainda poderia consumir mais, provavelmente, está longe de ser alcoolista.

Por outro lado, uma pessoa com mais riscos de desenvolver dependência bebe até não poder mais. Isso quer dizer que mesmo cansado, sem conseguir falar direito, continuará agarrado ao copo e consumindo.

Precisa de doses cada vez maiores e frequentes

A dependência age no Sistema de recompensa, o sistema responsável por receber e responder às ações no organismo. Ao consumir a substância, a química causada nessa região do cérebro faz com que o individuo sinta um enorme prazer.

No entanto, com o passar do tempo, o sistema fica insensível à substância, por isso o dependente começa a beber em maior quantidade e mais frequentemente.

Descontrole financeiro

Conforme viu no item anterior, um alcoolista passa a consumir cada vez mais e com mais frequência, fazendo com que tenha cada vez mais gastos com o seu vício.

Pode ser que em algum momento o alcoolista comece a não ter dinheiro sobrando para nada, esqueça de pagar as contas ou cumprir com suas responsabilidades financeiras para consumir álcool.

Sintomas de abstinência ao parar de beber

A abstinência é o conjunto de sintomas causados pela parada repentina do consumo de uma substância química, como o álcool. Esses sintomas são físicos e muito desconfortáveis. Para eles ocorrerem, uma pessoa precisa consumir com frequência e em quantidades elevadas, pois o organismo precisa estar habituado à substância.

Alguns desses sintomas, por exemplo, são:

  • Excesso de suor
  • Tremores
  • Náusea
  • Mudanças de humor
  • Confusão mental
  • Fraqueza
  • Insônia
  • Taquicardia
  • Agitação
  • Dor de cabeça
  • Pressão arterial alterada e
  • Ataques de pânico

Muitas pessoas também voltam a beber para que os sintomas da abstinência parem, fazendo desse sinal, um grande problema. 

Causas do alcoolismo

Não existe uma causa específica para o alcoolismo, no entanto, existem alguns fatores de risco que podem estar relacionados com o desenvolvimento da doença, esses são:

  • Pressão do meio, como colegas que consomem
  • Ansiedade, depressão e outros transtornos mentais
  • Exposição ao álcool logo cedo, assim como fácil acesso

Ter pais com problemas com álcool também pode ser um fator determinante para o desenvolvimento do alcoolismo.

Problemas do alcoolismo

O consumo de álcool excessivo por longos períodos pode trazer diversas consequências para nosso organismo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o álcool pode aumentar o risco de desenvolver diversos tipos de câncer, como estomago, fígado, boca, intestino, laringe e faringe. Esse risco é maior ainda se a pessoa bebe e fuma constantemente. 

Além do câncer, o consumo excessivo de álcool também causa outras doenças, por exemplo, cirrose hepática, demência alcoólica, gastrite, depressão e ansiedade.

Como o alcoolismo pode trazer diversos problemas para o dependente, é muito importante buscar tratamento assim que possível.

Tratamento para o alcoolismo

Infelizmente, o alcoolismo não possui uma cura, pois mesmo após anos sem beber, a memória e a vontade das sensações ainda estarão lá. No entanto, existe tratamento capaz de minimizar os problemas causados pelo vício e ajudar a pausar o consumo.

O tratamento pode mudar bastante de lugar para lugar. Aqui na Casa Despertar, por exemplo, o tratamento é feito com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, monitores e educadores físicos.

Todos esses profissionais ajudam o dependente em diversos aspectos, compreendendo quais são os hábitos e a relação com o álcool, alimentação balanceada e atividades físicas que auxiliam no tratamento.

O nível do tratamento dependerá do quanto o consumo de álcool afeta a vida do alcoolista e cada pessoa pode receber indicações diferentes.

Venha para a Casa Despertar

A Casa Despertar é o lugar ideal para o tratamento de alcoolismo e outras dependências químicas, pois aqui os pacientes possuem tratamento específico e especializado, onde cada um tem suas particularidades atendidas.

Quer saber mais sobre como funciona o tratamento de dependências químicas? Clique aqui e confira nosso post completo sobre esse assunto.

Compartilhe esse post

Relacionados

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece agora a mudança na sua vida

entre em contato com nossa equipe