Alcoolismo: características da dependência e tratamento

por Tauama de Moraes
CRP 11 - 07100

O alcoolismo é um problema sério e merece atenção. A dependência do álcool é uma doença crônica, que tem como principal característica a compulsão pelo consumo de álcool, com aspectos socioeconômicos e comportamentais, aqui você vai saber tudo que precisa sobre ele.

O que é alcoolismo?

O alcoolismo é a dependência de álcool, que é considerada uma doença pela OMS- Organização Mundial da Saúde. Embora não pareça tão grave quanto a dependência de drogas ilícitas, o uso descontrolado, continuado e crescente de álcool pode afetar o funcionamento do organismo, causando problemas que não podem ser revertidos.

Portanto, assim como qualquer outra dependência, é importante ficar de olho no consumo abusivo de substâncias alcoólicas. 

Os números do consumo de bebidas alcoólicas no Brasil

O ministério da saúde, em julho de 2019, trouxe alguns dados em relação ao alcoolismo, que de maneira geral, são alarmantes.

Cerca de 17,9% dos brasileiros consomem bebidas alcoólicas de forma abusiva

Comparado ao ano de 2006, houve aumento de 14,7% no ano de 2018

As mulheres têm representado o maior aumento percentual de consumo. Em 2006 elas representavam 7,7%, enquanto em 2018 representavam 11%. Já os homens, em 2006 o número era de 24,8% e em 2018 26%.

Esses dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018.

Características da dependência/sintomas

O álcool é muito disseminado na cultura brasileira, afinal, quem não gosta de tomar uma cerveja durante o jogo de futebol, em uma festa de aniversário de um amigo, ou mesmo, em uma determinada comemoração?!

No entanto, assim como qualquer substância química, existe uma linha tênue entre o consumo sadio e a doença. Abaixo, vamos falar sobre alguns sintomas que definem a dependência para ficar de olho.

Veja por que as pessoas usam drogas aqui.

1. Precisa beber a qualquer hora

O álcool, assim como outras drogas, causa alteração no organismo, pois atua no SNC (sistema nervoso central). Ele altera a química do cérebro, causando sensações de entorpecimento e prazer e, por isso, pode fazer com que o individuo se torne dependente. E isso acontece porque age no sistema de recompensa, que fará com que o cérebro ligue essas sensações com o consumo do álcool, portanto, sente que precisa consumir de novo para sentir as mesmas coisas.

Quando o individuo sente vontade continua e compulsiva de tomar sua bebida alcoólica, mesmo sem haver um motivo específico para isso, pode ser um sinal de dependência.

2. Raciocínio mais lento e fadiga

O álcool é uma droga depressiva do sistema nervoso central, por isso que em seus efeitos estão a sensação de relaxamento e sonolência.

Com o passar do tempo essas sensações ficam cada vez menos intensas, fazendo com que seja necessário consumir cada vez em mais quantidade.

A longo prazo, o consumo abusivo de álcool pode causar dificuldade de raciocínio e cansaço físico.

3. Distúrbios no sono

O abuso de álcool pode causar distúrbios do sono, como insônia, hipersonia, sonambulismo e até apneia do sono, que é um problema respiratório.

4. Alterações de humor

O álcool pode ter diferentes sensações em cada indivíduo e esses podem se tornar dependentes dessas sensações. 

Quando o organismo está habituado a certa quantidade, principalmente quando consome em alta frequência, quando o consumo diminui pode causar ansiedade, irritabilidade e depressão.

Por isso que o tratamento para dependência é uma das melhores opções para controlar o consumo sem que haja problemas para o organismo.

5. Alterações metabólicas

O consumo excessivo de álcool causa muitos problemas ao nosso organismo. Isso acontece porque nossos órgãos precisam filtrar e desintoxicar nosso corpo, assim, quanto maior a quantidade mais dificuldade de processar tudo nosso organismo terá.

Os órgãos mais afetados são o fígado, rins e pâncreas.

Ademais, a falta dele também pode causar problemas, no caso da abstinência, que pode causar taquicardia, irritabilidade, sudorese e até convulsões em casos extremos.

Outros sintomas que podem ajudar a identificar a dependência são:

Compulsão, ou seja, vontade incontrolável de tomar sua bebida;

Não consegue controlar o consumo, saber a hora de parar depois de começar;

Quando não bebe, sente tremor, suor e ansiedade;

Passa a não ter mais interesse em atividades com a família e amigos, de forma gradual e progressiva, passando a se isolar, principalmente daqueles que não consomem álcool com a mesma frequência e;

Insiste em beber, mesmo sabendo que tem consequências.

Tratamento para o alcoolismo

O tratamento para a dependência de álcool depende muito da relação do indivíduo com a substância. Aqui na Casa Despertar, por exemplo, o paciente é tratado por uma equipe multidisciplinar, como médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, farmacêutico, educador físico, assistente social e conselheiros em dependência química e monitores.

Assim, a equipe consegue analisar a situação da dependência, entender a origem, indicar medicamentos, de acordo com o caso, e acompanhar a situação física dele.

Desta forma, o tratamento é mais efetivo, pois trabalha em todos os aspectos do vício.

Agora que você já sabe tudo que precisa sobre as características da dependência, sintomas e tratamento, precisa de ajuda com alguém da família? Fale com a gente e saiba mais sobre os nossos tratamentos.

Compartilhe esse post

Relacionados

Deixe seu cometário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece agora a mudança na sua vida

entre em contato com nossa equipe